MPCE inspeciona nova unidade de acolhimento institucional de Granja e aponta melhorias


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Granja, com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude – CAOPIJ, realizou, no último dia 11 de outubro, mais uma inspeção na nova entidade de acolhimento institucional do município. O abrigo foi implantado após a instauração de procedimento administrativo do MP, que acompanhou a situação do serviço anterior, que funcionava na modalidade “casa-lar” e não atendia a demanda da cidade.

Na inspeção, foi verificado que a unidade tem capacidade para acolher até dez crianças e adolescentes e funciona, desde maio, em imóvel residencial, sem identificação externa e de fácil acesso, com condições adequadas de higiene, segurança e habitabilidade. A equipe do abrigo é composta por uma coordenadora, com formação superior, uma assistente social, uma psicóloga, cinco cuidadores e três auxiliares de cuidadores, que trabalham em regime de plantão.

Durante a inspeção, o MP verificou a necessidade de aprimoramentos, que serão objeto de recomendação ministerial, como o atendimento das condições de acessibilidade e a existência de espaço exclusivo para a coordenação e equipe técnica.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br