MPCE participa de Seminário na Pinacoteca do Ceará sobre direito de crianças e adolescentes à Cultura 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 77ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, participou do Seminário “O direito à Cultura na infância e adolescência: classificação indicativa e mediação cultural em museus”. O evento foi realizado nessa quinta-feira (08/02) na Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante. 

O promotor de Justiça Luciano Tonet, titular da 77.ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, participou da segunda mesa do evento com o tema “Classificação Indicativa e Mediação Cultural em Museus”, que contou também com a museóloga e diretora de Educação do Instituto Inhotim, Gleyce Heitor, e com a mediação do professor da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre Barbalho. 

A mesa discutiu as peculiaridades das artes visuais, vantagens e desvantagens da autoclassificação e os desafios da mediação cultural. Segundo Luciano Tonet, o processo de classificação indicativa no Brasil considera a corresponsabilidade da família, da sociedade e do Estado, visando promover segurança aos pais e responsáveis e garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes por meio do acesso à cultura. 

Foto: Marília Camelo/Pinacoteca do Ceará

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br