Com foco na proteção do profissional que cuida da saúde mental da população cearense, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou, na manhã desta sexta-feira (22/03), a edição 2024 do Programa Vidas Preservadas. O evento, realizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, foi transmitido pelo canal do MPCE no YouTube e contou com palestras que abordaram os serviços de prevenção e pósvenção ao suicídio, ofertados pelos municípios, e a importância de cuidar da saúde dos profissionais e familiares e cuidadores das pessoas em sofrimento psíquico. O momento ainda marcou o lançamento do Formulário Vidas Preservadas e do Troféu “Laços de Vidas”.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou que o Vidas Preservadas se tornou referência nacional na defesa da valorização da vida e pontuou o importante trabalho conjunto do MPCE e parceiros no Estado. “É nossa obrigação atuar pela preservação da vida, reconhecendo, como sujeitos de direito, os que acolhem, com competência, a população em sofrimento psíquico”, frisou.
A coordenadora do programa, promotora de Justiça Karine Leopércio, também salientou a união de esforços em torno do cuidado com a saúde mental. “Essa construção coletiva só consolida essa importante política pública”, acrescentou. O promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação, Hugo Mendonça, reconheceu a necessidade de, anualmente, traçar novas metas e objetivos em prol da valorização da vida. “A bandeira da saúde mental protegida e cuidada deve ser sempre levantada”, lembrou.
O deputado estadual Osmar Baquit ressaltou que a “Assembleia Legislativa é e sempre será parceira do MPCE e de qualquer outro órgão ou entidade que atue na defesa da saúde mental”. A presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Tâmara Bezerra, também destacou que “a APDM está de portas abertas para ajudar a fortalecer cada vez mais o programa”.
Painéis
O primeiro painel do dia debateu “Saúde mental no munícipio: como vencer os desafios?”. O fonoaudiólogo que atua na rede de atenção psicossocial de Juazeiro do Norte, Alex Sampaio, a assistente social da Secretaria da Saúde de Mafra/SC, Ariane Woehl, e a membra da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio, Débora Popadiuk, participaram do debate. Na sequência, a professora do Curso de Psicologia Universidade Estadual do Ceará (UECE), Isabel Nascimento, e a fundadora do Instituto Bia Dote, Lucinaura Olímpio, participaram do painel “Entre o cuidar e o sofrer: implicações na saúde dos profissionais e familiares”.
Troféu “Laços de Vidas”
O evento marcou ainda o lançamento do troféu “Laços de Vidas”, premiação que busca reconhecer o esforço dos municípios cearenses que mais evoluíram na prevenção do suicídio. O formulário “Vidas Preservadas” também foi lançado, com a proposta de mapear as ações e atividades de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio a partir das respostas ao questionário.
Certificação para os municípios
No lançamento, 50 municípios cearenses receberam certificado por aderirem/renovarem os planos de prevenção ao suicídio em 2023. Foram reconhecidas as cidades de Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Aratuba, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Campos Sales, Canindé, Cascavel, Crateús, Cruz, Farias Brito, Frecheirinha, General Sampaio, Granjeiro, Guaramiranga, Ibaretama, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jardim, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Pacoti, Palmácia, Penaforte, Piquet Carneiro, Pindoretama, Potengi, Quiterianópolis, Quixeré, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá e Ubajara.
Presenças
Também compuseram a mesa de abertura do evento a procuradora de Justiça Isabel Pôrto (vice-ouvidora-geral do MPCE), os promotores de Justiça Lucas Azevedo (coordenador do Caopij) e Luciana de Aquino (coordenadora do Ceaf), o secretário-executivo de Direitos Humanos do Ceará, Jovanil Oliveira, e o ouvidor-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, tenente-coronel Edir Paixão.