MPCE conclui etapa teórica do curso de Mediação Comunitária no bairro José Walter, em Fortaleza 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), concluiu, na tarde desta terça-feira (12/03), a etapa teórica do Curso de Mediação Comunitária do bairro José Walter, em Fortaleza. O encerramento ocorreu no auditório do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) da comunidade e reuniu os participantes do curso e representantes do núcleo.

A capacitação foi ministrada pela assessora técnica do Pronumec, Patrícia Palhano da Costa. “Fazia algum tempo que esse curso não acontecia no José Walter, então já era uma necessidade do próprio Núcleo de Mediação. Os participantes sempre vêm sem saber o que é a mediação e qual função vão exercer. Durante o curso, eles se apaixonam pela mediação e passam a pôr em prática esses valores no dia a dia deles, beneficiando até mesmo suas relações interpessoais”, explica a assessora técnica. 

Ao todo, 28 pessoas irão avançar para a parte prática da capacitação. A pedagoga Núbia Pena, de 61 anos, comemora a conclusão da etapa do curso, que, de acordo com a participante, impulsiona valores democráticos e afetivos. “A mediação são os participantes da comunidade defendendo seus direitos. A partir do princípio que os conflitos surgem em uma determinada localidade, como o bairro José Walter, os moradores expõem suas necessidades na mesa de conciliação e o mediador irá auxiliar a resolver o conflito, proporcionando a comunicação entre as partes e elaborando uma estrutura de cooperação”, comemorou a educadora.  

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo autônomo Antonio Pádua, de 27 anos, que destacou ainda o impacto da iniciativa para facilitar e desburocratizar a resolução de conflitos dentro da comunidade. “O principal benefício desse curso é ajudar a comunidade a resolver suas divergências cotidianas, sem sobrecarregar o sistema de Justiça”, afirma o estudante.  

Durante o encontro, os participantes ainda puderam exercitar os aprendizados do curso durante uma dinâmica. Com base em problemas comuns relatados por moradores do bairro, foram simuladas situações de conflitos e desentendimentos que podem ser resolvidos por meio do diálogo.  

Os participantes irão passar agora pela capacitação prática, que irá iniciar três meses após o fim da etapa teórica, e busca formar novos mediadores para atuação no Núcleo de Mediação Comunitária do José Walter. O curso é uma realização do Pronumec em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Núcleo Permanente de Inventivo à Autocomposição (Nupia).  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br