Blitz educativa do MP do Ceará na avenida Beira Mar leva orientação à população no combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Sensibilizar e informar a população sobre prevenção à violência sexual do público infantojuvenil foi o objetivo da blitz educativa “MP do Ceará no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A ação, promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, ocorreu neste sábado (25/05) na avenida Beira Mar, em Fortaleza, com concentração próximo ao espigão da Av. Rui Barbosa. Na oportunidade, a equipe do MP e de parceiros da ação realizaram abordagens educativas com a população e entregaram material informativo sobre o tema. 

Para a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv), Joseana França, campanhas educativas como essa são importantes, sobretudo, para orientar e alertar sobre uma realidade muito presente na sociedade. “Todos os órgãos do Ministério Público estão empenhados em levar informações para a população. Um momento como esse é muito esclarecedor. Através dessas campanhas, muitas pessoas se identificam como vítimas e acabam falando,” revelou. 

A representante do MP, que também atua na área de prevenção e proteção a esse tipo de crime, destaca ainda que esse tipo de violência atinge não apenas a vítima, mas toda a família. “Alem do crime, existem as sequelas que o abuso traz. As físicas são graves, mas as emocionais são muito mais, o adoecimento é enorme. É preciso trazer a informação, e encorajar a vítima e/ou responsável a falar. Quem tem que ter medo e vergonha é o abusador. O Ministério Público, por meio do Nuavv,  tem a expertise para acolher vítimas de violência,” esclareceu Joseana França. 

A procuradora de Justiça, vice-ouvidora da Ouvidoria-Geral do MP do Ceará e coordenadora auxiliar Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Isabel Pôrto, ressaltou que ações como essas são significativas, para trazer esse nível de consciência. “Precisamos trabalhar com nossas crianças e adolescentes para estancar essa violência e esse tipo de crime. Abuso sexual é crime, precisa ser denunciado,” pontuou.  

A estudante de direito Ana Júlia, revelou que é muito importe esse tipo de campanha para aproximar  a população dos órgãos públicos. “Acho muito importe essa conscientização, pois muitas vezes esse assunto não é falado e acaba se tornando um tabu. Assim, essas abordagem levam esclarecimentos, muitas vezes desconhecidos à população e isso encoraja,” afirmou. 

O Ministério Público reforça a importância de que as situações de violência sejam denunciadas. A blitz educativa fez parte das ações em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O evento foi promovido pelo Nuavv junto com os órgãos do MP com atuação na temática, por meio dos promotores de Justiça Lívia Rodrigues, coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom); Dairton Oliveira, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij); karine Leopércio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde); Cleiton Sena, secretario executivo das Promotorias da Infância e Juventude; Guilherme Lima Soares, titular da Promotoria de Crimes Contra a Dignidade Sexual; e Raphael Nepomuceno, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). 

A Blitz também teve a parceria do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc); da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih); da Fundação da Criança e Família Cidadã de Fortaleza (Funci), por meio da Rede Aquarela; da Secretaria da Proteção Social do Ceará, por meio da Casa da Criança; além da banda musical do Instituto de Assistência e Proteção Social do Tancredo Neves (Iaps). 

*Como pedir ajuda?*  

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv)   

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2930-A, 2º andar, Dionísio Torres – Fortaleza   

Fone: (85) 3218-7630 / (85) 9.8563-4067   

E-mail: nuavv@mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br