Prefeitura de Sobral e Universidade Estadual do Vale do Acaraú aderem a projeto do MP do Ceará de prevenção e combate à violência contra a mulher


A Prefeitura de Sobral e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) aderiram, nessa quarta-feira (08/05), ao Projeto Esperança Garcia, iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará que estimula a criação, nos municípios cearenses, de planos interinstitucionais e multidisciplinares de prevenção e combate à violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher. O termo de adesão foi assinado na sede da Prefeitura de Sobral pelo promotor de Justiça e idealizador do projeto, Rodrigo Calzavara, pelo prefeito da cidade, Ivo Gomes, e pela reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne.

Com a assinatura do documento, foi criado um grupo de trabalho coordenado pela 6ª Promotoria de Justiça de Sobral e que conta com a participação de representantes de todas as Secretarias do município e integrantes da UVA. O GT tem como objetivo elaborar o plano municipal de prevenção e combate violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher que passará a vigorar no município.

O promotor de Justiça Rodrigo Calzavara explica que o projeto homenageia Esperança Garcia, mulher negra escravizada que é considerada a primeira advogada do Brasil, e foi concebido diante da ausência de iniciativas preventivas voltadas a essa temática. “Pensei na criação de um projeto que contribuísse para a transformação da sociedade a partir da redução do número de mulheres vítimas de violência. A partir dessa atuação resolutiva e preventiva, conseguimos proteger e impedir que essa violência ocorra com novas vítimas”, ressaltou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br