Seminário Justiça e Cidadania em Iguatu debate atuação do MP no Tribunal do Júri e nas eleições


Estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Campus Iguatu participaram, nesta quarta-feira (22/05), da 2ª edição do Seminário Justiça e Cidadania. O evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), busca apresentar como o MP do Ceará atua e aproximar o órgão da sociedade. Cerca de 200 participantes conheceram as atividades exercidas pelo MP cearense no Tribunal do Júri e na fiscalização de crimes eleitorais.

O promotor de Justiça Leydomar Nunes representou o procurador-geral de Justiça Haley Carvalho no evento. Ele ressaltou que o estreitamento de laços entre o Ministério Público e a comunidade acadêmica contribui para despertar nos estudantes o desejo de um dia fazerem parte do MP e serem “agentes de transformação social, fazendo a diferença na vida dos que mais precisam”.

O diretor-geral da URCA Campus Iguatu, Ivo Ferreira, destacou que o evento permitiu aos estudantes conhecerem melhor sobre as atribuições do órgão ministerial. Ele comentou ainda sobre a importância do trabalho do Ministério Público para garantir os direitos dos cidadãos. “O MP, com o seu olhar apurado, contribui para a promoção da cidadania em todos os aspectos”, acrescentou.

Aluno do 4º semestre do Curso de Direito da URCA, Carlos Couras almeja ser promotor de Justiça. Seu desejo de seguir a carreira aumentou ainda mais após comparecer ao evento de hoje. “As palestras foram muito esclarecedoras e pude aprender muito sobre os assuntos”, declarou. A estudante Dayane Alves, do 1º semestre, também achou o seminário relevante. “Como ainda estou no início do curso, não tinha tido um contato mais aprofundado com esses temas, então foi um momento muito positivo”, disse.

Palestras

O promotor de Justiça Carlos Eduardo de Menezes ministrou a primeira palestra da noite, que discutiu “A função de jurado e o exercício da cidadania no Tribunal do Júri. Logo depois, o promotor de Justiça Leydomar Nunes abordou como o MP do Ceará atua na fiscalização de crimes eleitorais.

Confira a galeria de fotos

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br