Corregedora-geral do MPRN vem a Fortaleza conhecer projeto de modernização da Corregedoria do MP do Ceará 


O projeto de modernização da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Modernização Administrativa (Seplan), foi apresentado nesta quinta-feira (11/07) à corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Iadya Gama Maio, na sede da Procuradora Geral de Justiça, em Fortaleza. A iniciativa busca não somente melhorar processos e rotinas, mas transformar a gestão para ampliar o alcance do MP junto ao público interno e à sociedade de forma mais ágil e eficiente. 
 
Do MP do Ceará, estiveram presentes a corregedora-geral, Maria Neves Feitosa Campos; a assessora de Desenvolvimento Institucional, Daniele Carneiro Fontenele; os promotores de Justiça assessores da Corregedoria-Geral, Francisco Diassis Alves Leitão, Bianca Leal Mello da Silva e Iuri Rocha Leitão; o assessor para Transformação Digital, Dilthey Forte do MP do Ceará, além de servidores e colaboradores. A apresentação foi feita pela secretária da Seplan, Ticiana Sampaio, que na explanação contou com apoio do gerente de Planejamento da Secretaria, Fabrício Bello, do analista ministerial João Paulo de Almeida Costa e da técnica ministerial Marina Barbosa. 

Do MPRN estiveram presentes a corregedora-geral, procuradora de Justiça Iadya Gama Maio, e o servidores Paulo Roberto da Cunha Leal, diretor; Thiago Lanier Lopes da Silva, chefe do Setor Correicional; e Ana Kallina Nascimento, chefe do Setor Administrativo, todos lotados na Corregedoria-Geral. A visita dos integrantes do MPRN faz parte do projeto Dialogue, que tem como objetivo fortalecer a relação interinstitucional do órgão.  
 
Para a assessora de Desenvolvimento Institucional, Daniele Carneiro Fontenele, o encontro é uma forma de intercâmbio e troca de experiências. “O conhecimento não é estático, estamos construindo e aprimorando a cada dia. Nesse sentido, o planejamento é algo primordial no MP do Ceará, para alcançarmos as metas de forma organizada e eficiente. Esse trabalho desenvolvido pela Seplan com a Corregedoria-Geral pode ser resumido à palavra resolutividade, que é o que a sociedade espera da instituição”, ressaltou. 

Na implementação do projeto, a Seplan mapeou processos, fez diagnósticos, oficinas e sensibilização com membros e servidores e está aplicando metodologias organizacionais. “O planejamento é uma evolução da gestão do MP do Ceará. Essa mudança passa por uma transformação no ecossistema de trabalho, na cultura organizacional, no comportamento da equipe, na reestruturação de atividades e no andamento de hábitos e processos. Buscamos valorizar o engajamento e o propósito de cada pessoa e da equipe, a fim de traçar o melhor caminho com as ferramentas adequadas”, pontuou Ticiana Sampaio. Só na Corregedoria-Geral, 29 ações foram identificadas para fazerem parte dos planos de ação. 

Para a corregedora-geral Maria Neves Feitosa, é necessário sempre dar um passo à frente em busca do aprimoramento. “O mais gratificante é encontrar no caminho as pessoas certas. Não podemos olhar só para um lado, mas entender como atingir o objetivo, a melhor forma e o momento exato. Isso envolve crescimento e melhorias de maneira integrada. Só vamos atingir os membros se melhorarmos primeiro. Por isso cada um tem que buscar uma transformação e aprimoramento não só como profissional, mas como pessoa”, destacou. 

A corregedora-geral do MPRN afirmou que o conhecimento sobre gestão e planejamento é uma necessidade não só na atividade meio, mas na atividade fim. “Começamos a avançar na sensibilização de que o promotor de Justiça é um gestor também. É fundamental essa mudança ter reflexo nas promotorias de Justiça, para o membro ter a compreensão de que é necessário conhecer ferramentas de gestão e planejamento”, pontuou, acrescentando que, no MPRN, mais de 30 promotorias de Justiça adotaram Plano de Ação Participativa (PAP) nas suas rotinas. 

No MP do Ceará, o trabalho de modernização ganha reforço com o programa de Transformação Digital, que visa à construção de uma instituição mais resolutiva nas demandas da sociedade, de maneira acessível, ágil e digital. De acordo com o assessor Dilthey Forte, o trabalho nessa frente já se iniciou na Corregedoria-Geral do MP do Ceará, com a automatização de serviços auxiliares que impactam positivamente na unidade. “O objetivo é tornar tudo mais simples e ágil, ou seja, mais resolutivo, que é a finalidade da nossa ambição digital”, completou.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br