Em comemoração aos 35 anos de fundação da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o MP do Ceará promoveu, nesta quinta-feira (25), uma solenidade que reuniu membros, servidores, colaboradores, estagiários e convidados. O evento, realizado no Espaço Multiuso da sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, contou com a participação do procurador-geral de Justiça Haley Carvalho, e foi marcado pelo reconhecimento e emoção pelas mais de três décadas de atividades de ensino, pesquisa e extensão desempenhadas pela escola.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, ressaltou a alegria em poder participar da histórica celebração. “É com muita alegria e gratidão que compartilho com todos a emoção de celebrar esta data tão relevante, que reúne neste momento tantos membros importantes e essenciais para a evolução e desenvolvimento dessa instituição, que acumula uma grande história de sucesso. Juntos continuaremos a moldar atores e protagonistas dessa missão e fortalecer, assim, o Ministério Público do Estado do Ceará”, destacou. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça fez homenagem aos ex-diretores da Escola Superior com a entrega da medalha comemorativa. A comenda simboliza o reconhecimento aos membros pela contribuição e atuação no decorrer dos últimos 35 anos.
O diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Manuel Pinheiro, destacou que os patrimônios mais importantes da escola são o conhecimento e o caráter transformador. “Tenho uma enorme gratidão pela escola, que tem um grande poder de transformação na vida das pessoas, tanto profissional como social. Se toda escola promove essa mudança, imagina a nossa ESMP que ajuda a formar e qualificar pessoas de uma instituição como o Ministério Público, que tem a nobre missão de promover direitos fundamentais e os interesses da sociedade”, enalteceu.
Durante o evento, a equipe da escola junto com a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, promotora de Justiça Luciana de Aquino Vasconcelos Frota, fizeram uma homenagem ao diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Manuel Pinheiro, que se emocionou com a surpresa. Ainda durante a celebração, Manuel Pinheiro fez uma homenagem a toda equipe da escola, representada pelo assessor técnico Richardson Macedo, que recebeu uma medalha de honra.
Richardson Macedo falou sobre a emoção de celebrar esse momento. “Participar dessa história, da qual faço parte há 24 anos, é uma grande emoção e satisfação. Quando estava selecionando e catalogando as fotos para compor o vídeo aqui exposto, me emocionei diversas vezes. Então, para mim é muito gratificante fazer parte dessa escola. Só gratidão a todos que passaram e passam hoje por esta instituição e vivem no dia a dia com a gente”, agradeceu o assessor técnico. Após a programação da cerimônia, os participantes se divertiram ao som da Banda Garagem Retrô, que animou o coquetel de encerramento.
Presenças
Além do procurador-geral de Justiça, compuseram a mesa da solenidade a procuradora de Justiça e corregedora-geral Maria Neves Feitosa Campos; a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França, que era procuradora-geral de Justiça quando foi criada a ESMP; o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e ex-procurador de Justiça, Paulo Francisco Banhos Ponte, primeiro diretor-geral da ESMP; o promotor de Justiça e assessor jurídico da Ouvidoria-Geral do MP, Luciano Tonet, representando a ouvidora-geral, Loraine Jacob Molina; o promotor de Justiça e diretor-geral da ESMP, Manuel Pinheiro; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Luciana de Aquino Vasconcelos Frota; e a promotora de Justiça e vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Ana Vládia Gadelha Mota, representando o presidente da entidade, promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos.
Também estiveram presentes na solenidade o ex-procurador de Justiça do MP do Ceará e atual desembargador Marcos William Leite e a defensora pública Amélia Soares da Rocha.
História da ESMP
Criada em 1989 com a missão de promover a formação e o aperfeiçoamento acadêmico continuado dos membros e servidores do Ministério Público, a Escola Superior do Ministério Público visa a melhoria da qualidade profissional, acadêmica e cultural de membros e servidores, e consequentemente dos serviços prestados à sociedade pelo MP.
Desde sua fundação, a ESMP realizou mais de 20 cursos de especialização em diversas áreas do Direito e das ciências humanas, tendo contribuído para aprofundar os conhecimentos teóricos de cerca de 800 alunos da pós-graduação, entre membros e servidores do MP do Ceará e profissionais de outras carreiras públicas e privadas.