A procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina foi reconduzida ao cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará para o biênio 2024/2026. A solenidade de posse e exercício aconteceu na manhã desta quarta-feira (17/07), durante a 6ª sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou a importância da Ouvidoria para aproximar ainda mais o MP da população e enalteceu a atuação da procuradora Loraine Jacob na primeira gestão à frente da Ouvidoria. “Essa recondução é um reconhecimento do excelente trabalho realizado. Sua trajetória na instituição de quase 40 anos é marcada por uma dedicação incansável, um profundo senso de justiça e um compromisso inabalável com a defesa dos direitos da sociedade”, afirmou.
A procuradora recebeu o termo das mãos do pgj e do marido dela, o promotor de Justiça aposentado Olgierds Rocha Lima Weyne. No discurso, ela agradeceu aos que a apoiaram na gestão anterior e na recondução ao cargo, citando ainda, avanços e projetos. “A nossa equipe está mostrando que o Ministério Público é a grande casa da cidadania e da resolução de todo tipo de demanda. Nós poderemos a cada dia mais reforçar, reavivar e demonstrar com o nosso trabalho o que significa a Ouvidoria para a população e para os próprios membros”, destacou.
A 1ª vice-presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha Mota, também parabenizou a atuação da ouvidora-geral. “Sua dedicação ao MP e à população cearense, sobretudo aos hipossuficientes, nos orgulha e nos inspira a construir um Ministério Público resolutivo, proativo e eficiente”, declarou.
Também compuseram a mesa o secretário de Planejamento e Gestão Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, em respondência, Marcelo de Sousa Monteiro, representando o Governo do Estado; a procuradora de Justiça e corregedora-geral do MP do Ceará, Maria Neves Feitosa Campos; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador do Trabalho Durval César de Vasconcelos Maia; a defensora pública e assessora de Planejamento e Controle, Denise Sousa Castelo, representando a Defensoria Pública do Ceará; a promotora de Justiça e assessora de Desenvolvimento Institucional, Daniele Fontenele; e a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Liduína Martins.
A solenidade pode ser conferida na íntegra no Youtube do MP do Ceará.
Perfil da ouvidora-geral
Loraine Jacob Molina ingressou no MP do Ceará em 1985 como promotora de Justiça em Araripe. Atuou ainda nas comarcas de Missão Velha, Campos Sales, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Assaré, Araripe, Crato, Nova Russas, Aquiraz, Baturité e Maracanaú.
No ano de 1994, foi promovida por merecimento para a 2ª Promotoria de Delitos de Trânsito de Fortaleza, passando por diversas Promotorias na Capital. Em 2013, assumiu como procuradora de Justiça da 30ª Procuradoria de Justiça Cível. Foi vice-ouvidora-geral entre 2018 e 2020 e ouvidora-geral no biênio 2022/2024.