Projetos do MP do Ceará serão apresentados em evento do CNMP com foco na preservação do Meio Ambiente


Duas iniciativas do Ministério Público do Estado do Ceará serão apresentadas durante a 4ª Edição do Projeto “Diálogos Ambientais”, que busca discutir com a sociedade questões cruciais para a preservação do Meio Ambiente. Promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a ação ocorrerá ao longo do segundo semestre deste ano por meio do canal do Youtube da instituição.

Foram escolhidos os projetos “Memória e Paisagem”, da procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, e “APA Regular”, do promotor de Justiça Thiago Marques, da Comarca do Crato. As iniciativas serão apresentadas nos dias 8 e 28 de novembro de 2024, respectivamente, a partir das 16h.

De acordo com Sheila Pitombeira, o projeto “Memória e Paisagem” surgiu em meio à necessidade de não só apresentar a história do Ministério Público, mas também debater sobre preservação do meio ambiente com as novas gerações. A partir do trabalho desenvolvido pelo Memorial do MP do Ceará, essas discussões têm sido intensificadas com os alunos das escolas que visitam o espaço.

“Queremos mostrar como a presença humana tende a influenciar a paisagem e como essa interferência pode prejudicar a construção da memória. Com isso, o Memorial busca trazer esse debate para o mundo contemporâneo”, ressalta a procuradora de Justiça e coordenadora do Memorial do MP do Ceará, destacando que a escolha do projeto mostra que o CNMP está atento a discussões sobre a temática.

Já o projeto “APA Regular” (Ação de fortalecimento das estratégias de fiscalização do avanço imobiliário e desmatamento para fins agrícolas em áreas de unidades de conservação) busca reconhecer o potencial que as unidades de conservação desempenham no combate às mudanças climáticas, especialmente como atenuantes de problemas socioambientais. O projeto pretende mapear os principais instrumentos de fiscalização existentes e contribuir, assim, para a melhoria dessas ações nos municípios cearenses que integram a APA Chapada do Araripe.

“É uma satisfação poder compartilhar a experiência em curso. Através do evento, ainda teremos a oportunidade de aprender com boas práticas em prol da proteção ambiental”, frisou Thiago Marques, que também é coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), do MP do Ceará.

Diálogos Ambientais

Por meio do “Diálogos Ambientais”, a Comissão de Meio Ambiente do CNMP busca oferecer aos membros e servidores do Ministério Público e ao público interessado exposições com temas atuais e relevantes na temática ambiental, através do compartilhamento de experiências exitosas do Ministério Público, dos Poderes Executivo e Judiciário e dos segmentos da sociedade civil. Os melhores projetos ainda receberão o “Selo de Excelência Ambiental”, premiação que visa incentivar a inovação e o compromisso com práticas sustentáveis.

Com informações e foto do CNMP.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br