Em comemoração ao Dia Estadual do Mediador Comunitário, o Ministério Público do Ceará promoveu, nesta sexta-feira (13/09), uma manhã de homenagens àqueles que atuam na busca da resolução pacífica de conflitos nas comunidades. O evento, realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, reuniu membros e servidores do MP do Ceará, além de mediadores comunitários e representantes do Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Sindiônibus.
O vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro, destacou que os mediadores comunitários são instrumentos de transformação social, já que “contribuem, sobretudo, para a cidadania, um dos direitos mais importantes do Estado Democrático de Direito”. O coordenador do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec) do MP do Ceará, promotor de Justiça Saulo Moreira Neto, parabenizou os mediadores comunitários pelo trabalho diário. “Vocês constroem pontes onde antes só existiam distâncias e cultivam o diálogo onde antes só existiam conflitos”, frisou, salientando que, somente em 2023, 16 mil atendimentos foram realizados nos 13 núcleos de mediação espalhados por todo o estado, com uma taxa de resolutividade de mais de 85%.
Uma das responsáveis pela criação do Pronumec, a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, lembrou que a violência acontece, muitas vezes, pela dificuldade de diálogo entre os envolvidos, o que torna a mediação uma atividade ainda mais essencial. “O futuro do nosso país passa pela justiça restaurativa e pela promoção da paz social”, assegurou. A mediadora comunitária Katiane Araújo falou em nome dos colegas e reforçou o objetivo maior de todos aqueles que trabalham voluntariamente na resolução pacífica de conflitos. “Todos queremos tornar a nossa sociedade mais justa e inclusiva”, comentou Katiane, que atua no Núcleo de Mediação Comunitária Central, em Fortaleza.
Palestra e entrega de certificados
O evento festivo contou com a palestra “A mediação e sua função na construção do humano”, ministrada pela professora do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará e doutora em Psicologia Clínica, Alessandra Xavier. Também foram entregues certificados de conclusão do curso a 19 novos mediadores comunitários, que passarão a atuar na região do bairro José Walter. A programação ainda contou com apresentação do Coral Vozes do MP, sorteio de brindes e a entrega de uma placa de homenagem aos mediadores comunitários do estado.
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.
Encontre AQUI o Núcleo de Mediação Comunitária mais próximo.