Em Brasília, MP do Ceará participa de evento do CNMP sobre localização e identificação de desaparecidos 


O Ministério Público do Estado do Ceará participou nesta terça-feira (05/11), em Brasília, do Encontro Nacional do Sinalid – Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, que aconteceu na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, promotor do evento. Um dos expositores foi o promotor de Justiça Hugo Porto, que apresentou o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) e mediou oficina sobre como funciona a rede de busca. 

O evento, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, foi dividido em dois momentos: apresentação do Sinalid e dos PLIDs e realização de oficinas práticas. No primeiro painel, além do representante do MP do Ceará, também houve participação de integrantes do MP do Rio de Janeiro (MPRJ) e do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Na sequência, foi apresentada a nova configuração do Comitê Nacional do Sinalid, segundo a Portaria CNMP-PRESI n° 258, de 9 de agosto de 2023. 

O segundo momento do evento destacou o “(Re)desaparecimento ou Desaparecimento Administrativo: como evitar que as Pessoas Desapareçam nas Burocracias do Estado” e os “Desafios para Ministério Público”. O painel contou com palestra, seguida de oficinas com os temas “Óbitos e Desaparecidos”, “Rede de busca (institucionalização, desinstitucionalização, reinserção social e desaparecimento). Após a parte prática, as atividades retornaram ao Plenário do CNMP e foram coordenadas pelo promotor de Justiça Hugo Porto. Na ocasião, foram definidas a agenda anual de reuniões do Comitê Nacional do Sinalid e a agenda 2025-2026. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br