O Projeto “Ouvidoria na Praça”, do Ministério Público do Estado do Ceará, realizou mais uma edição de prestação de serviços e orientações ao público cearense. Nesta terça-feira (03/12), a Praça da Gentilândia, em Fortaleza, recebeu equipes da Ouvidoria Geral do MP, que ouviram e encaminharam demandas direcionadas ao órgão ministerial. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) também atendeu os cidadãos, renegociando dívidas e recebendo reclamações. A ação ofereceu ainda diversos serviços de saúde e emissão de documentos.
A assessora jurídica da Ouvidoria geral do MP do Ceará, promotora de Justiça Ana Cláudia Morais, reforçou a importância da proximidade com a população. “O nosso foco é reforçar os direitos do cidadão cearense, seja ofertando serviços de saúde ou recebendo demandas”, afirmou. “É uma forma de trazer cidadania ao público para que as pessoas entendam o papel de cada um dos órgãos públicos e saibam como proceder”, completou o também assessor jurídico da Ouvidoria, promotor de Justiça Luciano Tonet.
Foi o caso da aposentada Rosana Fernandes, que procurou orientação do Decon sobre o que fazer em relação a cobranças indevidas de uma operadora de Internet. “Fui bem orientada pela equipe de forma rápida eficaz. Aproveitei também para aferir a pressão na mesa ao lado”, disse. A também aposentada Ana Selma buscou o Decon para um caso parecido. “Estou sendo cobrada indevidamente por um banco. O atendimento foi esclarecedor”, completou.
Os moradores do bairro Benfica contaram ainda com os serviços de emissão de RG, CPF e certidão de antecedentes criminais, realizados pelo Caminhão do Cidadão, da Secretaria Estadual de Proteção Social. Também estiveram presentes os serviços de Nutrição e Fisioterapia oferecidos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), além da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de vacinas. O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) esteve na edição e ofereceu cortes de cabelos masculinos e femininos.
A doméstica Maria Evaniza Ângelo de Sousa viu que o projeto estava pelas redondezas e aproveitou para tirar a 1ª via do RG do filho de 15 anos. “Pesquisei na internet onde estava o Caminhão do Cidadão mais próximo e vim aqui, pois não estava conseguindo agendar pelo site. Estou feliz, pois consegui o que queria e já tenho data para receber o documento”, afirmou.