A nova sede das Promotorias de Justiça de Maranguape foi entregue na manhã desta quarta-feira (05/02) em solenidade com a presença de membros e servidores do Ministério Público do Ceará, integrantes do Sistema de Justiça e autoridades municipais. Durante o evento, foram homenageados os procuradores de Justiça Benon Linhares Neto e Lígia Gomes de Aguiar (em memória), que nomearam o novo prédio e o auditório, respectivamente.
Representando o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Maurício Carneiro, enalteceu a importância das novas instalações. “Cada detalhe deste prédio foi cuidadosamente pensado para proporcionar melhorias e fortalecer o trabalho do nosso Ministério Público, garantindo conforto, segurança, acessibilidade e inclusão a todos que utilizarem esta sede. O que projetamos e realizamos aqui neste momento vai muito além da estrutura física. Há um profundo cuidado e zelo com aqueles a quem servimos”, declarou.
A secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Maranguape, promotora de Justiça Raqueli Costenaro, expressou a gratidão à Administração Superior e à equipe atuante em Maranguape e frisou que este é um dia histórico para a cidade. “O significado de uma sede nova vai muito além do prédio bonito, imponente, dos móveis novos. Representa um Ministério Público forte, autônomo e acolhedor, que está preparado não só para prestar um serviço de qualidade, mas para acolher e receber bem cada munícipe que adentre nesta Promotoria”, discursou.
Homenagens
A sede do MP do Ceará em Maranguape leva o nome do procurador de Justiça Benon Linhares Neto, que ingressou na instituição em 1984 como promotor de Justiça em Ipaumirim. No interior, ainda passou pelas comarcas de Mombaça e Maranguape. Em Fortaleza, foi titular da 26ª e 15ª Promotorias de Justiça Cível, além da 16ª Promotoria de Justiça de Família. Ele também ocupou os cargos de secretário-geral, chefe de gabinete do PGJ e assessor da Procap. Em 2006, foi promovido para o cargo de procurador de Justiça.
Já o auditório do prédio homenageia a memória da procuradora de Justiça Lígia Gomes de Aguiar, que ingressou em 1972 como promotora de Justiça em Independência. No interior, também atuou nas comarcas de Acaraú, Aquiraz, Tauá e Maranguape. Em Fortaleza, foi titular da Vara Privativa sobre Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes. E em 1991, foi promovida para o cargo de procuradora de Justiça.
A procuradora de Justiça Francisca Idelária Pinheiro Linhares, familiar do procurador de Justiça Benon Linhares Neto, expressou o respeito pela história dos dois membros homenageados na solenidade. “Ao longo da trajetória no Ministério Público, eles se destacaram pela dedicação incansável à causa ministerial, pelo compromisso institucional, pela serenidade e coragem com que desempenharam suas atribuições”, ressaltou.
A sobrinha do procurador de Justiça homenageado destacou que ele era uma pessoa admirada não apenas pelos colegas do MP do Ceará, mas por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. “Sua dedicação à verdade e à justiça não era apenas parte da sua profissão, mas um reflexo de seu caráter. Ele tinha uma paixão inabalável pelo que fazia, entretanto, com desafios e firmeza, mantendo-se fiel aos princípios que sempre guiaram as suas ações”, disse Beatriz Monteiro de Lima. Já o sobrinho da procuradora de Justiça homenageada, Pedro Victor Aguiar Almeida de Souza, destacou o exemplo que ela representava para as mulheres e o apoio que ela dava à família. “Ela foi responsável pela minha criação. E era uma pessoa de fibra e de firmeza, gentil e doce, sabia lidar com todas as situações em que a vida nos colocava, de uma maneira muito calma e compenetrada”, afirmou.
Presenças
Além do subprocurador-geral de Justiça Institucional, Maurício Carneiro, também compuseram a mesa solene o prefeito de Maranguape, Átila Cordeiro Câmara; o presidente da Câmara Municipal de Maranguape, José Valber Menezes dos Santos; a diretora do Fórum da Comarca de Maranguape, a juíza de Direito Ana Izabel de Andrade Lima Pontes; a corregedora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos; a vice-ouvidora-geral do MP do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto; a defensora pública da Vara Única Criminal de Maranguape, vinculada à Comarca de Palmácia, Maria Cecília De Araújo Theobald; a secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Maranguape, Raqueli Castelo Branco Costenaro; e a procuradora de Justiça aposentada Maria Gleuca Pinheiro Viana Martins, representando a Associação Cearense do Ministério Público.
A nova sede
Com 400 metros quadrados de área construída, o prédio fica na Rua José Fernandes Vieira, 274, bairro Centro. A estrutura construída em um terreno de 1000 metros quadrados conta com quatro gabinetes de Promotorias de Justiça, secretaria executiva, auditório para 40 pessoas, sala de audiências, Decon, copa/cozinha, banheiros com acessibilidade e estacionamento privativo com oito vagas cobertas.
O atendimento do MP em Maranguape funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, podendo o cidadão também entrar em contato através do e-mail secexecutiva.maranguape@mpce.mp.br.