Ministério Público inaugura novas instalações do Nuavv e reforça acolhimento às vítimas de violência no Ceará


Para garantir a proteção integral de pessoas em situação de violência, o Ministério Público do Estado do Ceará inaugurou, nesta terça-feira (01/04), a nova sede do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência do Ministério Público do Estado do Ceará (Nuavv), no bairro José Bonifácio, em Fortaleza. A inauguração contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e da vice-governadora do Estado, Jade Romero, além de outras autoridades locais.

Por ocasião da inauguração, o PGJ modificou o ato normativo que criou o Nuavv, com o objetivo de alterar o nome para Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência, reforçando o caráter de amparo e respeito. O novo espaço conta com salas para acolher as vítimas e fazer Escuta Especializada e Atendimento Psicossocial, além de dormitório, brinquedoteca e outros ambientes para receber demandas internas e externas de vítimas diretas e indiretas da violência. Em parceria com a rede de proteção, o serviço inclui ainda assistência jurídica, psicológica, social, de segurança, saúde e, se necessário, inserção em programas de proteção a testemunhas e vítimas de crimes.

Além do PGJ Haley Carvalho, compuseram a mesa de inauguração a vice-governadora, também secretária estadual de Proteção Social; a coordenadora do Nuavv, procuradora de Justiça Joseana França; a corregedora-geral do MP, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa; a vice-ouvidora-geral do MP, procuradora de Justiça Isabel Pôrto; a secretária de Direitos Humanos do Estado, ex-procuradora-geral Socorro França; a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado, defensora pública Mariana Lobo; o presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Renato Roseno; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Anthony Lima.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, reforçou a importância do Nuavv no contexto de enfrentamento à violência. “As novas instalações representam mais do que o espaço físico. São símbolo do nosso compromisso contínuo com as vítimas de violência e com a humanização do atendimento. O ambiente foi projetado para proporcionar melhores condições de trabalho à equipe e, principalmente, para acolher com dignidade aqueles que buscam apoio.”, destacou o PGJ.

Para a procuradora de Justiça Joseana França, o Nuavv enxerga a vítima de violência como sujeito de direitos que precisa de cuidado, amparo e escuta humanizada, de forma a não haver revitimização. “Precisamos estar capacitados para acolher essa criança, adolescente, mulher, idoso, ou seja, toda vítima direta e indireta de qualquer tipo de violência. Uma estrutura como a do Nuavv faz a diferença para quem passa por um momento de extrema dor e sofrimento. Para isso, o Ministério Público atua como referência que busca a cada dia se aprimorar na capacidade de acolher com respeito e sem revitimização”, pontou, acrescentando que a Escola Superior do Ministério Público capacitou técnicos, em todo o estado, para a escuta especializada.

“É importante conclamar toda a sociedade, nos espaços públicos e privados, no terceiro setor, para reafirmar que todos nós temos a responsabilidade de prevenir as violências. Precisamos ter um olhar sensível e especial para aquelas pessoas que foram vítimas de violência. Parabenizo o trabalho que o Ministério Público, que guia, orienta, articula e que faz com que todos os atores da sociedade possam fazer algo a mais nesse sentido”, completou a vice-governadora, Jade Romero. Membros e servidores do MP, profissionais das áreas do Direito, de Assistência Social, Segurança e Saúde também estiveram presentes. Após a inauguração, os presentes visitaram a nova estrutura Nuavv.

Acolhimento

Integrante do coletivo Mães da Periferia, Edna Carla destacou o trabalho do Nuavv no apoio às mães e aos sobreviventes da chacina do Curió, ocorrida em 2015. “O Núcleo veio agregar muito na luta das mães. Quando o acolhimento vem diretamente do Ministério Público, a gente se sente mais fortalecida, amparada e cuidada para continuar lutando”, ressaltou. Para o engenheiro da computação Marcus Eloia, o serviço prestado pelo Nuavv tem fortalecido a família de João Victor Eloia, que faleceu em 2024 ao ser atropelado por um ônibus no Benfica. O universitário estava na garupa de um motociclista de aplicativo que se envolveu em briga de trânsito com o condutor do ônibus. “O Nuavv nos acolheu de todas as formas. É uma extensão da minha família, porque temos escuta permanente e apoio. Pode ser 7h da manhã, mas somos atendidos nas nossas demandas desde o segundo dia em que tudo aconteceu. Nesses detalhes percebemos a diferença nas pessoas e nas instituições”, pontuou o pai de João Victor.

Acesse a galeria de fotos da inauguração.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br