Conscientizar membros, servidores, colaboradores e estagiários do Ministério Público do Estado do Ceará sobre a importância de preservar o Meio Ambiente e estimular uma cultura de sustentabilidade dentro da instituição. Esse foi o objetivo do evento “MPCE +Sustentável: nosso papel é transformar”, realizado na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza na manhã desta segunda-feira. O momento marcou a entrega das caixas coletoras de papel à sede da PJF.
As caixas serão utilizadas pelo público interno para o descarte adequado de papéis inutilizáveis e seguirão para a reciclagem na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp). A ação faz parte do Programa MPCE +Sustentável, um dos braços do MPCE +Digital, e busca estimular os integrantes do MP a adotarem comportamentos e atitudes ambientalmente mais saudáveis e sustentáveis.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou a importância do Ministério Público, enquanto indutor de políticas públicas na área do Meio Ambiente, ser uma instituição preocupada com a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados. “Com isso, teremos o respaldo necessário para cobrar medidas que tratem do descarte adequado desse material dentro de outros órgãos públicos e privados”, frisou, lembrando ainda que estimular a sustentabilidade no MP, além de ajudar o meio ambiente, “vai contribuir com a renda daqueles que irão trabalhar na reciclagem do material.”
A subprocuradora-geral de Justiça de Administração, Juliana Cronemberger, ressaltou que a ideia é ir ampliando a separação dos resíduos na instituição de forma progressiva. “Começamos com o papel, um material que ainda lidamos com frequência no nosso dia a dia, para ir se apropriando da rotina de separação e recolhimento”, disse, pontuando ainda que a nova rotina será “uma virada de chave para que o público interno comece a entender que essa separação pode ser realizada não só com papel, mas com todos os resíduos gerados na instituição.”
Papel coletado será reutilizado
O papel descartado nas caixas será coletado periodicamente por equipes da Secretaria de Administração e encaminhado para a Socrelp. No local, o material passará por uma nova fase de separação e será triturado, processo que será acompanhado por integrantes do MP do Ceará. Da Socrelp, o papel será enviado para uma indústria no interior da Bahia, onde será transformado em papel toalha e higiênico.
Projeto Reciclocidades é apresentado
Ainda foi apresentado o Projeto “Reciclocidades”, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Desde 2009, os artesãos que integram o projeto transformam materiais que iriam para o lixo, como jornais, garrafas pet, retalho de tecidos e papelões, em carteiras, porta acessórios, brinquedos, entre outros produtos. Alguns dos acessórios foram expostos durante o evento.
O projeto recebe resíduos separados por empresas e promove a capacitação de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica para produzirem artesanato, gerando renda e dando dignidade a este público. “Cada um de nós gera, em média, um quilo de resíduos por dia, então mesmo as pequenas mudanças de hábito acabam contribuindo para a preservação do meio ambiente”, ressalta a coordenadora do projeto, Samara Silveira.
Entrega simbólica
O evento se encerrou com a entrega simbólica das caixas coletoras de papel a servidores de três setores da PJF: Felipe Andrade, da 113ª Promotoria de Justiça de Fortaleza; Luana Alves, do Centro de Apoio Operacional da Educação; e Roberto Pinheiro, da 55ª Promotoria de Justiça da capital. As demais caixas serão entregues aos outros setores até amanhã (15/04).