Até domingo, MP promove atendimento e palestras sobre combate à violência contra a mulher no North Shopping Fortaleza - MPCE

Até domingo, MP promove atendimento e palestras sobre combate à violência contra a mulher no North Shopping Fortaleza


Para promover a conscientização e o combate às diversas formas de violência contra a mulher, levando acolhimento às vítimas, o Ministério Público do Ceará iniciou nesta sexta-feira (29/08) ação do Movimento “Mãos que Protegem” no North Shopping Fortaleza. O evento prossegue até domingo (31/08) e faz alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra o gênero feminino. O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou da programação do primeiro dia, que contou com informação, cultura e serviços. A subprocuradora-geral de Justiça Daniele Fontenele também esteve presente.

“Essa é uma iniciativa que une acolhimento, informação e mobilização social e que reforça o nosso compromisso institucional com a proteção dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero”, destacou o pgj Haley Carvalho. A coordenadora do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv), procuradora de Justiça Joseana França, ressaltou que o “Mãos que Protegem” é um movimento que veio para dar visibilidade e conscientizar a população a respeito das diferentes formas de violência. “Apesar dos 19 anos da lei Maria da Penha, a violência ainda é uma realidade difícil e cruel na vida de muitas mulheres do nosso país. Ações como essa visam informar a população e acolher essas vítimas, bem como seus familiares”, pontuou.

A ação conta também com atividades culturais, atendimentos do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) e do Decon , num espaço no térreo do North Shopping Fortaleza. Já as palestras ocorrem na praça de alimentação.

Programação do primeiro dia

A programação desta sexta teve atendimento do Nuavv e roda de conversa sobre autonomia econômica feminina, conduzidas pela coordenadora da Autonomia Econômica da Secretaria das Mulheres, Juliana Lima, e pela servidora do setor de Autonomia Econômica da Casa da Mulher Brasileira, Daniele Cordeiro. As atividades contaram com a participação dos promotores de Justiça Ana Cláudia de Oliveira e Raimundo de Souza, do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MP (NUPROM). “A população muitas vezes desconhece a rede de atendimento, muitas vezes desconhece o que seja a violência doméstica e falar sobre isso é uma forma da gente fazer um trabalho de prevenção a violência, pois não existe prevenção sem informação”, pontuou a promotora de Justiça Ana Cláudia.

Em seguida houve apresentação das medidas de proteção contra a violência de gênero e ações do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) da Polícia Militar, pela promotora de Justiça Valeska Catunda e pela major Nara Chagas. “A ação alusiva ao Agosto Lilás foi pensada para que o público-alvo da violência doméstica seja efetivamente atingido pela programação e que as informações importantes sobre prevenção, proteção e acolhimento chegue na população”, ressaltou a promotora de Justiça. Segundo a major, no ano de 2024 foram mais 5.000 demandas e mais de 3.000 mulheres foram inseridas nos atendimentos do GAVV, que atua de maneira preventiva em situações de violência.

O evento contou também com apresentação cultural da artista e agente sociocultural da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Alice Brasil, que trouxe reflexões sobre as inúmeras formas de violência que as mulheres podem vivenciar, utilizando voz e violão. Por fim, tivemos uma roda de conversa sobre o projeto RENOVA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acompanha autores de violência contra a mulher, realizando intervenções para melhorar habilidades intersociais por meio de ações formativas e educativas. O diálogo foi conduzido pelos bolsistas do projeto Samuel Lima e Pedro Miguel.

Programação dos próximos dias

No dia 30 de agosto (sábado), haverá uma homenagem aos 19 anos da Lei Maria da Penha, com a presença da farmacêutica que deu nome à lei. No mesmo dia, serão apresentados os serviços da Casa da Mulher Brasileira e haverá lançamento de livro e apresentação artística.

No domingo, 31 de agosto, a procuradora de Justiça Joseana França e as promotoras de Justiça Juliana Mota e Karine Leopércio discutirão com os participantes a atuação do MP do Ceará no enfrentamento à violência doméstica. Na sequência, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) falará sobre a proteção da mulher nas relações de consumo. Na programação de encerramento, haverá ainda relatos de superação de vítimas de violência, além de apresentação cultural.

Durante o evento, profissionais do Nuavv estão disponíveis para orientar, tirar dúvidas e promover encaminhamento a possíveis vítimas de violência, se necessário. Haverá também atendimento do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e do Nuprom.

Confira aqui a galeria de fotos (em breve)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br