MP do Ceará acompanha testes finais de biometria facial no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza


O MP do Ceará, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), acompanhou, nesta sexta-feira (08/08), a conclusão do processo de implantação da biometria facial no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. A inspeção confirmou o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em junho deste ano, após a Prefeitura não ter cumprido o prazo previsto na Lei Geral do Esporte (Lei n° 14.597/2023). De acordo com a legislação, os estádios brasileiros com capacidade superior a 20 mil pessoas devem, obrigatoriamente, adotar a biometria como método de acesso.

Durante a vistoria, o coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Edvando França, destacou que a tecnologia implementada proporciona mais segurança aos torcedores. “A biometria facial hoje nessa praça esportiva é fruto de muitos debates entre o Ministério Público, Federação Cearense de Futebol e Prefeitura de Fortaleza. Fizemos testes e cadastro aqui no estádio para validar os equipamentos. O que foi acordado em termo de audiência foi cumprido pelos envolvidos. O Ministério Público segue agora acompanhando e fiscalizando o processo implementado”, disse.

O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel, reforçou que o momento é histórico por se tratar de um avanço no quesito segurança para os torcedores. “O estádio está totalmente liberado para que todos os acessos sejam monitorados pelas 80 câmeras de segurança. Podemos agora detectar em tempo real qualquer pessoa com mandado em aberto ou devendo à Justiça”, concluiu.

Também estiveram presentes, a promotora de Justiça e integrante do Nudetor, Camila Saboya; o administrador do Estádio Presidente Vargas, Bruno Alves; e representantes da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br