O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, criou o Grupo de Apoio ao Júri (Gajuri) para prestar apoio técnico aos membros do Ministério Público do Ceará na persecução penal de crimes dolosos contra a vida e delitos conexos. O Gajuri é vinculado ao gabinete do pgj e será composto pelo promotor de Justiça Luís Bezerra, que atuará como coordenador, e pelos promotores de Justiça Geraldo Laprovitera e Ramon Cavalcante. O Ato Normativo nº 530/2025 que instituiu o Grupo foi publicado no Diário Oficial do MPCE desta sexta-feira (22/08).
“A criação do Gajuri representa um avanço institucional significativo. Além de fortalecer o trabalho dos promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri, promoverá a integração entre os membros e aprimorará as estratégias de enfrentamento à criminalidade violenta, especialmente no combate aos homicídios. Com essa iniciativa, avançamos na conquista de mais uma importante ferramenta de fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso do Ministério Público do Ceará com a defesa da vida e da sociedade”, destaca o pgj Haley Carvalho.
Entre as atribuições do Gajuri, destacam-se: auxiliar os promotores de Justiça solicitantes nas temáticas do júri, inclusive com material de apoio doutrinário, legal e jurisprudencial; atuar nos processos de competência do Tribunal do Júri, sobretudo no plenário, em colaboração com o membro solicitante; orientar os promotores de Justiça em todas as fases do procedimento do Tribunal do Júri, especialmente quanto à atuação em plenário; estimular o intercâmbio de informações e de conhecimento entre os promotores de Justiça para aprimorar as atribuições institucionais e a uniformidade dos entendimentos ou teses jurídicas na área; entre outros.
“Temos a missão de prestar auxílio e suporte ao colega diante de casos de grande relevância social e institucional. Esperamos poder contribuir não apenas no plenário, mas desde o início da persecução penal, objetivando levar para julgamento um processo maduro, bem instruído, com o fito de entregar para sociedade um bom resultado. Sabemos que teremos uma grande responsabilidade, e por isso iremos encarar essa missão com serenidade e altivez”, destaca o coordenador do Gajuri, Luís Bezerra.