Revista do Ministério Público do Estado do Ceará ganha certificação Qualis B3   


A Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará (RAESMP) ganhou nova classificação, nesta quarta-feira (28/12), pelo sistema Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação recebeu a certificação Qualis B3, que considera os periódicos da categoria média relevância. O sistema avalia produções científicas de programas de pós-graduação brasileiros, incluindo periódicos científicos (Qualis Periódicos), produções artísticas (Qualis Artístico) e publicações em livros (Qualis Livros).   

Anualmente, as publicações científicas brasileiras passam pela avaliação desse sistema, que as categoriza em indicadores de qualidade que vão de A1 — mais elevado —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até C.   

O promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Eneas Romero de Vasconcelos, destaca que a conquista da nota B3 para a Revista Acadêmica da Escola Superior do Ministério Público na atual avaliação da CAPES é fruto do trabalho coletivo. “Um resultado de todos os diretores, editores-chefes, membros do conselho editorial e servidores e da reforma de 2017 que instituiu critérios acadêmicos rigorosos com revisão cega por pares. A revista conta com publicações internacionais com artigos em inglês e espanhol de 4 diferentes continentes. O resultado é um estímulo para todos que fazem parte da Revista e um reconhecimento pelo trabalho. Hoje a Revista é uma das melhores e mais bem avaliados periódicos de escolas de governo do país.” 

Há mais de 20 anos, a Revista do Ministério Público do Estado do Ceará reforça o compromisso com a produção e a difusão de conhecimentos úteis e relevantes para a Instituição Ministerial e para toda a sociedade brasileira. Atualmente é publicada em formato digital e impresso com distribuição para as principais bibliotecas do Brasil e do Mundo.   

Desde a sua mudança metodológica no ano de 2017, na gestão do então Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, a Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará passou a se submeter a critérios científicos rigorosos com avaliação em duplo cego e indexação nas principais bases de dados acadêmicas. A Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará vem evoluindo e ganhando espaço entre as revistas acadêmicas e de escolas de governo. 

Em 2017, o promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos assumiu a função de editor-chefe da Revista, colaborando juntamente com os diretores da Escola (Manuel Pinheiro de Freitas, Flávia Unnenberg e Plácido Barroso), do CEAF (Luciana Aquino Vasconcelos), diretores de ensino da ESMP (Emmanuela Cipriano, Tarcísio Rocha, Ramon Negócio, Marcela Márjore e Neiva Cipriano) e articulistas para que a revista crescesse e se internacionalizasse com a publicação de artigos internos e externos, inclusive artigos de autores de 4 (quatro) diferentes continentes. Em abril de 2022, o promotor de Justiça André Luís Tabosa assumiu como editor-chefe da Revista Acadêmica. 

A 14ª edição da Revista possui artigos internos e externos de autores de diferentes partes do mundo, tratando de diversos e importantes aspectos das mais variadas áreas jurídicas.   

A Revista Acadêmica da ESMP tem um conselho editorial formado por expoentes da academia, recebe artigos em Inglês e Espanhol escritos por autores respeitados no cenário jurídico internacional.   

Acesse aqui a RAESMP

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br