Promotores de Justiça promovidos e removidos assinam termo de posse em cerimônia híbrida


Os quatro promotores de Justiça promovidos e removidos durante a 11ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) assinaram, nesta terça-feira (09/05), os seus respectivos termos de exercício. O momento da assinatura ocorreu em cerimônia híbrida, realizada no Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) com transmissão pela Plataforma Microsoft Teams, e foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

Além do PGJ, o momento solene contou com a presença do secretário-geral do MPCE, promotor de Justiça Hugo Mendonça, e das promotoras de Justiça Eliane Silveira Macêdo e Anny Gresielly Sales Grangeiro Sampaio e seus familiares. Os promotores Rafael Couto Vieira e Ramon Brito Cavalcante participaram da solenidade de forma virtual.

O procurador-geral Manuel Pinheiro ressaltou a importância do momento para os promovidos e removidos e elogiou o trabalho do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (CSMP) na celeridade na movimentação das carreiras. “Esse momento é importante na vida funcional de cada um de vocês. Um momento que, para alguns, foi aguardado por anos, para retornar ao convívio da família depois de tanto tempo trabalhando nas comarcas do interior, enfrentando muitos desafios. É importante, também, reconhecer o esforço do Conselho Superior, que tem sido muito compreensivo com a necessidade que nós temos de dar agilidade na movimentação das carreiras, nas promoções, nas remoções, para que tenhamos a maior quantidade de vagas possível na entrância inicial e a condição de dar posse, agora em junho, a uma segunda turma de promotores aprovados no concurso”, afirmou.

O secretário-geral do MPCE, promotor de Justiça Hugo Mendonça, reforçou a importância do momento na vida de todos os promotores. “É uma profunda alegria participar de um momento como esse, em especial quando temos pessoas que conhecemos há tanto tempo, que sabemos de tudo que já vivenciaram, e o quanto esse momento foi esperado. Todos fizeram um trabalho muito bom, então chega um momento de ascender na carreira”, declarou.

O promotor de Justiça Ramon Brito Cavalcante foi removido da Promotoria de Justiça de Barro para atuar na Promotoria de Justiça de Aurora. Ele também elogiou a atuação da Administração Superior e relembrou a época em que prestou o concurso público para o MPCE. “A gente reconhece o esforço feito pela Administração Superior do Ministério Público, tanto para a movimentação das carreiras, como também para nomeação dos novos aprovados no concurso. Passei na pele, sei o quanto é difícil essa questão do concurso público, a ansiedade e a apreensão para ser nomeado. Eu estou muito feliz de estar mais próximo de casa, de estar próximo do Cariri, próximo da família e de ser removido para Aurora, por ser uma promotoria mais estruturada, por ter sede própria”, explicou.

Após oito anos de ingresso no MPCE, a promotora de Justiça Anny Gresielly Sales Grangeiro Sampaio foi promovida para a 2ª Promotoria de Justiça de Itapipoca e destacou o que espera ao trabalhar na entrância intermediária. “A expectativa é seguir a atuação ministerial, desta vez, com uma atuação mais especializada, pois as Promotorias têm atribuições divididas, e continuar, cada vez mais, dar o nosso melhor em prol da sociedade. Animada também com o fato de termos uma sede própria e uma nova sede a ser entregue, o que garante que tenhamos os meios, não só humano, mas também materiais necessários para conseguir desenvolver melhor a atividade fim”, salientou.

Promovido para a 3ª Promotoria de Justiça de Barbalha, o promotor de Justiça Rafael Couto Vieira agradeceu e parabenizou o Conselho Superior e a Secretaria Geral pela rápida realização da promoção. “Acho que nunca antes na história do MP tivemos algo tão rápido. Realmente fruto de investimentos, de trabalhos que foram feitos e a gente reconhece isso. Parabéns e que tenhamos sorte, todos nós, nessa nova empreitada”, concluiu.

Confira quem são os promotores de Justiça promovidos e removidos:

ENTRÂNCIA FINAL:
Eliane Silveira Macêdo
– promovida para a 68ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.

ENTRÂNCIA INTERMEDIÁRIA:
Anny Gresielly Sales Grangeiro Sampaio
– promovida para a 2ª Promotoria de Justiça de Itapipoca;
Rafael Couto Vieira – promovido para a 3ª Promotoria de Justiça de Barbalha.

ENTRÂNCIA INICIAL:
Ramon Brito Cavalcante
– removido para a Promotoria de Justiça de Aurora.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br