Faça Aqui a sua busca

MPCE acompanha primeira incineração de drogas na região dos Inhamuns

Drogas nos InhamunsO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio das Promotorias de Justiça de Novo Oriente e do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Crateús, participou na última quarta-feira (1º) da incineração de cocaína, pasta base de cocaína, e maconha no município de Crateús. A droga incinerada foi apreendida pelas polícias civil e militar na região dos Inhamuns nos últimos anos e foi avaliada em R$ 500 mil.

Os promotores de Justiça Jairo Pequeno Neto e Lázaro Trindade de Santana explicam que parte da droga apreendida vem de países com Peru, Bolívia e Colômbia. “A apreensão e incineração de 21 quilos de pasta de cocaína representa um golpe no tráfico internacional de drogas, pois ela chega ao Brasil vinda de países da América Latina e parte dela é destinada para países da Europa”, acrescentam. Os promotores ressaltam, ainda, a importância da presença do Ministério Público na ação de incineração. “Para além da previsão legal, o mais importante de estar presente neste momento é reforçar a junção de esforços do Ministério Público e das polícias para qualificar cada vez mais o trabalho de repressão ao tráfico”, explicam. Além disso, a destruição das drogas impossibilita seu retorno para o mercado de consumo.

A destruição de entorpecentes apreendidos está estabelecida na lei 11.343/2006 que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. A norma prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, e determina que a destruição do material apreendido seja feita por incineração. A lei também preconiza que logo após autorização judicial a droga deve ser incinerada na presença da autoridade sanitária e de representante do Ministério Público. Além disso, Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) disciplina ser função institucional do Ministério Público a possibilidade de fiscalizar a destinação de armas, valores, substâncias entorpecentes, veículos e outros objetos apreendidos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br