Para capacitar conselheiros tutelares de todo o país, o Ministério Público do Estado do Ceará junto com outros MPs estaduais irão realizar do dia 23 de janeiro até 28 de maio a Formação Continuada Nacional para Conselheiros Tutelares e Sistema de Garantia de Direitos. Além dos centros de apoio dos órgãos ministeriais, também apoiam a ação, organizações da Sociedade Civil, Universidades e Associações do Brasil. No Ceará, a iniciativa conta com a parceria do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij).
A capacitação, que está com as inscrições abertas, tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagens, reflexões e conhecimentos sobre aspectos mais relevantes da proteção e defesa de crianças e adolescentes. Através de diversas palestras com especialistas, vai oferecer um conjunto de ferramentas e técnicas para que o profissional possa exercer melhor suas atribuições, qualificar os necessários relacionamentos entre as instituições, contribuir com a sistematização de materiais e instrumentos legais, teóricos e práticos, fomentando uma política de formação de caráter continuado para conselheiros/as tutelares, profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD) em todo o Brasil.
Todos os módulos da capacitação serão gratuitos e realizados por um (a) mediador(a) e expositores(as) especialistas, na modalidade on-line, em formato de conferências, pelo Canal do YouTube “Proteção Integral”. Importante destacar também que um grupo de trabalho vai acompanhar toda a participação no chat, onde serão selecionados os questionamentos importantes sobre o conteúdo da capacitação.
Serviço:
Data: Todas as terças, às 19h (de 23 de janeiro a 28 de maio de 2024)
Incrições Link: Formação Continuada Nacional para Conselheiros Tutelares, estudantes e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (doity.com.br)
Social, Psicologia, Medicina e demais áreas de saúde, Direito, Enfermagem e Licenciaturas em geral.
Público:
a) Conselheiros Tutelares – titulares e suplentes;
b) Profissionais das áreas que se relacionam ao SGD – Sistema de Garantia de Direitos (políticas públicas, especialmente nas áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, direitos humanos, segurança pública, planejamento, orçamentária, relações exteriores e promoção da igualdade e valorização da diversidade);
c) Estudantes de Graduação de áreas afins, como Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Medicina e demais áreas de saúde, Direito, Enfermagem e Licenciaturas em geral.