MPCE apresenta soluções tecnológicas do Laboratório de Inovação e ferramentas dos órgãos de investigação à comitiva do CNMP


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deu continuidade às apresentações de iniciativas desenvolvidas pelo Programa MPCE+Digital à comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta quarta-feira (21/02), membros do MP cearense apresentaram o Laboratório de Inovação (Lino) e ferramentas desenvolvidas para os órgãos de investigação da instituição. Realizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, o encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho.

O coordenador do Lino, promotor de Justiça Hugo Porto, acompanhado da equipe do Laboratório, fez um balanço dos trabalhos e apresentou as ferramentas desenvolvidas pelo Lino desde 2020, ano de sua criação. “O Laboratório tem focado não só no desenvolvimento de tecnologias, mas também na transformação cultural daqueles que integram a instituição em torno da inovação”, frisou.

Já o coordenador do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (NATI) do MPCE, promotor de Justiça Breno Rangel, falou sobre as soluções tecnológicas já utilizadas e as que estão em desenvolvimento no setor. “Nós procuramos desenvolver ferramentas para simplificar a vida do promotor de Justiça em suas investigações, permitindo que ele tenha um acesso mais facilitado aos dados que procuram”, salientou.

O conselheiro presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho, que também é presidente da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital, destacou a experiência inovadora e exitosa do MPCE como exemplo para os outros MPs. “Vimos que o Ministério Público do Ceará tem avançado na área de transformação digital, servindo de parâmetro para o Conselho Nacional do Ministério Público”, acrescentou, pontuando que o objetivo do CNMP é permitir que todos os MPs brasileiros possam evoluir de forma efetiva na área de inovação.

Presenças

Também participaram do encontro o vice-procurador-geral de Justiça, Lucídio Queiroz; os promotores de Justiça Daniele Fontenele (assessora de Desenvolvimento Institucional), Juliana Cronemberger (secretária-geral) e Ricardo Rabelo (assessor de Políticas Institucionais); a secretária de Planejamento e Modernização Administrativa, Ticiana Sampaio; a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Sudário; a secretária de Tecnologia da Informação, Evelise Braga; o assessor para Transformação Digital, Dilthey Forte; e os servidores lotados no Lino Ana Lisse de Carvalho, Luciana Mendes, Eniezio Filho e Ernandes Oliveira.

Pelo CNMP, estiveram presentes os membros auxiliares Guilherme Zattar, Eduardo Sabo e Octávio Neto, e as assessoras Bruna Damacena e Luciana Freitas.

Acesse aqui a galeria de fotos da visita técnica.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br