MP do Ceará participa de formação para orientar jovens sobre violência sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 77ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, participou, nesta quinta-feira (16/05), de formação para orientar jovens de Fortaleza sobre violência sexual de crianças e adolescentes. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), aconteceu na Academia Cearense de Letras (ACL), no Centro da Capital. A ação foi promovida em alusão ao Maio Laranja, mês de Enfrentamento à Violência Sexual contra o público infantojuvenil. 

Segundo o promotor de Justiça Luciano Tonet, os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que a maioria dos casos de violência sexual são cometidos dentro da própria residência. “Os casos de abusos sexuais são praticados, geralmente dentro de casa, por pessoas próximas à vítima, a qual normalmente é do sexo feminino. Desta forma, demonstra-se necessário que essas questões sejam apresentadas para os jovens, a fim de que eles se apropriem da situação e possam participar, de forma política, da construção de debates direcionados ao grupo”, explicou.  

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado pela data de 18 de maio, foi instituído pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000. A lei foi criada em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, quando uma criança de 8 anos foi sequestrada, drogada, estuprada e assassinada. 

O MP do Ceará segue com ações de conscientização durante o Maio Laranja, com participação em campanha nas redes sociais, audiências públicas, bem como outros eventos referentes à data, com o objetivo de conscientizar a sociedade. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br