A procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina foi reconduzida, após votação unânime, para o cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará para o biênio 2024/2025. A escolha ocorreu durante 3ª Sessão Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça realizada na manhã desta quarta-feira (19/06), na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e a votação conduzida pelo presidente da comissão eleitoral, procurador de Justiça José Maurício Carneiro.
A ouvidora-geral recebeu 42 votos, em votação unânime dos presentes, após compor lista com o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, enfatizou a importância da Ouvidoria para o Ministério Público e para a população. “A partir da escuta promovida pela Ouvidoria, a instituição tem a oportunidade de estar perto do cidadão, se aproximar da sociedade como um todo e direcionar o trabalho para fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, pontuou, destacando a dedicação de Loraine Jacob Molina no desenvolvimento das atividades. “Essa alegria e entusiasmo na condução dos trabalhos são muito importantes para o MP, para fortalecer o nome da instituição junto à sociedade e para conhecermos melhor os problemas do cidadão”, completou.
Durante a sessão, a ouvidora-geral citou dois projetos da Ouvidoria-Geral: o Interação com a Rede de Ouvidorias Municipais, que hoje existe nos 184 municípios cearenses, e o Ouvidoria na Praça, que leva prestação de serviços à população na capital e no interior. “Com esses projetos, abraçamos a população, que passou a ter um entendimento maior de como o Ministério Público apoia e auxilia as pessoas, com empatia e com amor. O trabalho é extremamente gratificante e executado por toda a equipe com dedicação, respeito e conscientização do papel da instituição”, frisou.
Além do Colégio de Procuradores, também estiveram presentes na sessão o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Manuel Pinheiro; o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos; servidores e os membros da Ouvidoria, os promotores de Justiça Luciano Tonet e Ana Cláudia de Morais. A sessão aconteceu na modalidade híbrida.
Loraine Jacob Molina atuou como ouvidora-geral no biênio 2022/2024 e como vice-ouvidora-geral durante as gestões das procuradoras de Justiça Vera Ferraz (2018/2020) e Isabel Pôrto (2020/2022), quando estiveram à frente da Ouvidoria-Geral do MP do Ceará. A Ouvidoria-Geral do Ministério Público é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o MP do Ceará, permitindo que a sociedade colabore para a melhoria do serviço prestado por meio de elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias