O Ministério Público do Estado do Ceará sediou, na manhã desta segunda-feira (05/08), a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública. Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotora de Justiça Juliana Mota, apresentaram como o MP do Ceará atua na área criminal. A reunião ainda contou com a presença de outros membros de núcleos especializados e de investigação do Ministério Público, além de representantes de órgãos integrantes do conselho.
O pgj destacou que o MP do Ceará, além de atuar no processo criminal, também é indutor de políticas públicas na área. “É muito importante que nos debrucemos sobre essa seara para que possamos, de forma conjunta e colaborativa, avançar no combate à criminalidade no nosso Estado”, frisou.
Para a coordenadora do Caocrim, promotora de Justiça Juliana Mota, a reunião contribuiu para que os integrantes do conselho conhecessem melhor a atuação do MP do Ceará. “As reuniões ordinárias do Consesp acontecem todos os meses e, nessas oportunidades, surgiu a necessidade de apresentação da estrutura organizacional do MP. Esse momento demonstrou o compromisso do MPCE na busca da integração interinstitucional e da transparência da instituição no combate à corrupção. Foi um momento muito rico”, explicou.
O presidente do Consesp e controlador-geral de Disciplina do Estado, Rodrigo Bona, ressaltou que o encontro cumpriu o seu propósito. “Os conselheiros passaram a conhecer ainda melhor como o Ministério Público atua e agora sabem quando acionar o órgão diante de alguma demanda que porventura surja”, salientou.
Pelo Ministério Público, ainda participaram da reunião representantes da Assessoria Militar; do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc); do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati); do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom); do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc); do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit); e da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap).
Consesp
O Consesp é vinculado ao Gabinete do Governador e atua na apuração de casos com possíveis violações aos direitos humanos, estabelecendo ainda diálogo entre o Poder Público e a população. Além do MP do Ceará, ainda compõem o Consesp representantes da Assembleia Legislativa do Ceará, Casa Civil, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Controladoria Geral de Disciplina, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), universidades, entre outros.