A Procuradoria Geral de Justiça recebeu, na manhã desta segunda-feira, crianças do Instituto Além dos Olhos, do bairro Barroso, para uma visita ao Memorial do MP do Ceará e à trilha ecológica do Cambeba. O grupo aprendeu sobre a atuação do MP, além de questões relacionadas à preservação do Meio Ambiente. A ação é uma iniciativa do Memorial do MP do Ceará, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
O primeiro objeto que o pequeno Kaleb Vieira, de 6 anos, notou quando entrou no Memorial foi o “vestido” preto e vermelho que fica próximo à entrada. “Mas o Tio Alisson Freitas (arte-educador e mediador da visita) me explicou que aquilo era uma beca, que é a roupa que os promotores usam”, comentou. Assim como os demais colegas, ficou curioso com as “coisas antigas” do espaço e com as fotos dos pássaros da Exposição “Aves que habitam o Campus”, localizada no Espaço Cultural do prédio.
A ação começou com a perspectiva de relacionar a noção de direitos sociais e ambientais. “Junto com a coordenadora de memória institucional, procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, tivemos a ideia de trazer essas crianças para o MP e para trilha, partindo da perspectiva de que se você conhece sua história, se você se identifica, você tem mais condições de preservar aquela paisagem, preservar aquele ambiente.” explicou a chefe do Departamento de Memória Institucional, Aline Lima.
Na trilha, eles aprenderam sobre permacultura, uma filosofia que tem como base a ideia de trabalhar com a natureza e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções. A gestora da unidade de conservação ARIE do Cambeba, geógrafa Mara Silva também esteve presente na ação.
Monique de Oliveira, de 12 anos afirmou que já praticava essa filosofia em casa. “Por exemplo, quando como fruta, ao invés de jogar a casca no lixo, uso como adubo para as minhas plantas. É muito importante, isso que a gente aprendeu hoje, e que pode ser repassado para outras pessoas”, comentou. Já para Ícaro Eduardo da Silva, a parte que ele mais gostou da manhã educativa foi o contato com o meio-ambiente “Amei andar e aprender com a professora sobre os animais que convivem na região”, relatou.
O memorial do Ministério Público do Estado do Ceará está disponível para visitas. Para grupos acima de dez pessoas, é necessário agendar pelo email: memorial@mpce.mp.br .
Para agendar um passeio na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Cambeba, é necessário entrar em contato com a Sema pelo telefone (85)3108-2768.