PGJ participa do anúncio da criação do Prêmio Tempo de Justiça


O procurador-geral, Haley Carvalho, participou nesta terça-feira (5/11), do anúncio da criação do Prêmio Tempo de Justiça. A iniciativa irá reconhecer representantes e órgãos da Segurança Pública e do Sistema de Justiça do Ceará que se destacaram e contribuíram para agilizar e dar mais qualidade às investigações, processos e julgamentos de casos do Tempo de Justiça.

Entre os resultados do Programa, está o comparativo em relação a julgamentos de feminicídios do ano de 2023 até outubro de 2024: de 36 casos, 23 foram julgados. O procurador-geral de Justiça destacou que o resultado é fruto da parceria interinstitucional e articulada do Tempo de Justiça. Além disso, enfatizou que a premiação é importante por “destacar os profissionais que atuam diretamente nos casos. São essas pessoas que efetivamente contribuem para a celeridade de julgamentos graves e, consequentemente, para reduzir a sensação de impunidade junto à sociedade.”

O Prêmio terá quatro categorias: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública; e será entregue no próximo dia 9 de dezembro.

Tempo de Justiça

Criado em 2016, o Programa Tempo de Justiça tem como objetivo a atuação conjunta dos Poderes e órgãos participantes na investigação, processo e julgamento de crimes dolosos contra a vida com autoria identificada ocorridos em Fortaleza. Fazem parte do Programa a Vice-Governadoria do Estado do Ceará, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br