O Ministério Público do Estado do Ceará iniciou, neste mês de dezembro, a convocação dos aprovados no Processo Seletivo de Estágio de Graduação e do Programa MP Residente da instituição. Os aprovados receberão, através do e-mail informado no ato de inscrição, usuário, senha e link para acesso ao Portal de Serviços do MP, plataforma em que as vagas serão disponibilizadas. Mais informações estão disponíveis nos editais nº 03/2024/GEPES/SEGEP e 04/2024/GEPES/SEGEP, publicados no Diário Oficial do MP do Ceará, respectivamente, nos dias 10 e 17 de dezembro deste ano.
Estágio de Graduação
Os estudantes de Graduação aprovados no processo seletivo atuarão em unidades administrativas e órgãos de execução na capital e no interior do estado, dependendo do curso. O programa abrange as áreas de Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Geografia, História, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.
No ato de convocação, os graduandos aprovados deverão ter cumprido no mínimo 40% e no máximo 90% da matriz curricular. Não poderão assumir a vaga de estágio aqueles que exercem atividades em outro ramo do Ministério Público; na advocacia pública ou privada; no Poder Judiciário; em qualquer uma das polícias; e que estejam vinculados a um programa de estágio de outro órgão ou entidade pública, empresa ou escritório de advocacia.
Acesse aqui o Edital 03/2024/GEPES/SEGEP.
MP Residente
Os aprovados no Programa MP Residente que atuarão em Fortaleza são das áreas de Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Tecnologia da Informação. Os residentes de Direito serão lotados tanto na capital quanto no interior do estado.
Os profissionais formados nos últimos 5 anos em Direito ou pós-graduandos, que integrarão o MP Residente, deverão, até 60 dias contados da admissão, apresentar comprovante de licenciamento da OAB, não podendo receber, durante o período em que estiverem atuando no Ministério Público, quaisquer honorários, percentuais, custas ou participações de qualquer natureza em razão das suas atividades. Os residentes também não poderão praticar, isolada ou conjuntamente, atividades privativas de membro ou de servidor do MP.
Acesse aqui o Edital 04/2024/GEPES/SEGEP.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gerência de Estágio do MP do Ceará através do telefone (85) 3452-3762, que também é WhatsApp.