PGJ recebe secretários-executivos das Promotorias de Justiça do interior em edição especial do Conecta MP em Fortaleza


Com o objetivo de aproximar a Administração Superior dos secretários-executivos de Promotorias de Justiça de municípios do interior do estado, a Procuradoria Geral de Justiça realizou, na manhã desta sexta-feira (04/04), uma edição especial do Conecta MP. Durante o evento, realizado na sede da PGJ, em Fortaleza, os membros puderam conhecer as secretarias da área-meio e dialogar sobre as demandas e rotinas administrativas.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, deu as boas-vindas aos secretários-executivos e destacou que a PGJ tem buscado um contato mais próximo com as Promotorias de Justiça do interior. “Criamos a Secretaria Regional Sul, que completou um ano neste mês de abril, justamente para fortalecer a presença do Ministério Público na Região do Cariri e Centro-Sul e a descentralização administrativa do órgão. Também iremos visitar todas as regiões do estado com o Conecta MP, em que buscamos um contato direto com as promotorias de Justiça, entendendo quais as necessidades de cada uma”, frisou.

Participaram da abertura o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Plácido Rios; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Juliana Cronemberger; a subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; o secretário regional sul, promotor de Justiça Flávio Côrte; e o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Ricardo Rabelo.

Diálogo com a Administração

Durante o Diálogo com a Administração, os secretários-executivos puderam entender um pouco do funcionamento e da realidade da PGJ, tiraram dúvidas e compartilharam experiências. A subprocuradora-geral de Justiça Juliana Cronemberger explicou as atribuições das secretarias e falou sobre o programa residentes. “Foram convocados, do novo programa de residência, 135 residentes que foram lotados no Grupo de Apoio à Produtividade (GAPRO), nas Procuradorias de Justiça, Auditoria Militar e promotorias que necessitavam de reposição de estagiários de graduação ou residentes. O Gapro atua de forma proativa e estratégica, nas promotorias com alta demanda e em áreas especificas de acordo com metas estratégias” , esclareceu.

O secretário regional sul, promotor de Justiça Flávio Côrte, apresentou a unidade, que completou um ano e atende 40 municípios. Já o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Ricardo Rabelo, explanou sobre as suas funções na Secretaria Executiva e falou das automatizações que estão sendo desenvolvidas para a area fim, de forma a otimizar o trabalho da Secretaria Geral com relação as substituição de membros .

Nova iniciativa do MPCE +Sustentável

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Juliana Cronemberger, apresentou ainda outra iniciativa do Programa MPCE+Sustentável: as caixas coletoras de papel. Ela explicou que a coleta seletiva do material foi implementada na PGJ e na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza e já está sendo expandida para as promotorias do interior, atraves das caixas coletoras de papeis. Para isso, precisamos que cada um de vocês nos ajude a divulgar a ideia para os servidores e colaboradores de suas promotorias”, frisou.

Visitas e apresentação das secretarias da área-meio

Os secretários-executivos puderam conhecer também de perto como funciona os órgãos administrativos da PGJ. Foram visitadas as Secretarias de Administração, de Aquisições e Contratos, de Auditoria Interna e Controle, de Comunicação, de Finanças, de Gestão de Pessoas, de Planejamento e Modernização Administrativa e de Tecnologia da Informação, além da Secretaria Executiva do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará, Núcleo de Apoio Técnico e Núcleo de Proteção de Dados Pessoais.

Apresentação dos secretários da área-meio

A programação contou com a apresentação dos secretários das áreas mais demandadas. A secretária de Gestão de Pessoas (Segep), Ana Sudário, destacou que a área aderiu à transformação digital promovendo mais agilidade e eficiência em seus processos. O secretário de Administração (Sead), Edson Nascimento, falou sobre os setores de transporte, terceirização, manutenção e infraestrutura e material e patrimônio, destacando a importância da gestão dos bens públicos e da realização do inventário anual de bens.

A implementação de rede Wi-Fi em todas as comarcas até dezembro e a compra de novos equipamentos foram os investimentos ressaltados pela secretária de Tecnologia (Setin), Evelise Braga. Já a secretária de Orçamento e Finanças (Sefin), Jacqueline Ciríaco, apresentou o suprimento de fundos, explicando o que é, como, quando e quem pode solicitar.

Depoimentos

“O Conecta MP trouxe muita troca de experiência e, com isso, ficará um aprendizado muito importante que eu levarei para o Crato. Que esses eventos continuem a existir porque fortalecem o Ministério Público e o diálogo entre as promotorias de Justiça”. Camila Nalesso, secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Crato

“A gente que trabalha no interior fica distante não apenas geograficamente, mas também da vivência da administração superior. E nos propiciaram esse momento hoje. A gente aprendeu muito e ficou instruído a enfrentar o dia a dia na administração da nossa secretaria, que conta com dez promotorias de Justiça”. José Arteiro, secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Crateús

“Foi um evento muito proveitoso, que nos oportunizou conhecer as secretarias da PGJ e como funciona a Administração. Além disso, tivemos uma troca de informação com a gestão, e momentos de sugestões, críticas e melhorias. Espero que venham novas edições, para que os novos secretários também possam ter essa oportunidade”. André César Mariano, secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Marco

Confira aqui a galeria de fotos desta edição do Conecta MP

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br