O Ministério Público do Estado do Ceará promoverá, no dia 30 de abril, a capacitação “Boas Práticas de Vigilância Sanitária para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)”, no auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Fortaleza. A iniciativa é da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Sepid) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da ESMP, da Célula de Vigilância Sanitária de Fortaleza (CEVISA) e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS. Os interessados devem se inscrever na plataforma de cursos da ESMP/Ceaf.
A capacitação será realizada em dois turnos, visando públicos diferentes. Das 8h30 às 12h, o treinamento será voltado para responsáveis técnicos e legais das ILPI. Já no período da tarde, das 13h30 às 17h, o foco será os manipuladores de alimentos das instituições. O objetivo é apresentar, atualizar e tirar dúvidas sobre licenciamento sanitário, procedimentos operacionais padrões nos serviços de saúde e boas práticas nos serviços de manipulação de alimentos, conforme as legislações sanitárias vigentes.
As palestras do turno da manhã irão tratar sobre o fluxo e as documentações necessárias para solicitação de Licença Sanitária e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), e serão conduzidas pela assessora técnica da área de serviços de saúde e interesse para a saúde da Célula de Vigilância Sanitária de Fortaleza, Keyteanne Bezerra, e a gerente da Célula de Vigilância Sanitária de Fortaleza, Eline Saraiva.
À tarde, a assessora técnica do setor de alimentos da Célula de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Fortaleza, Silvinês Sobrinho, será facilitadora e abordará assuntos como as boas práticas para serviços de alimentação e noções sobre contaminantes alimentares.
SERVIÇO
Boas Práticas de Vigilância Sanitária para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
Data: 30 de abril de 2025
Local: Auditório da ESMP/CEAF (Rua Maria Alice Ferraz, 120 – 6º andar – Luciano Cavalcante – Fortaleza)
Horário: Manhã (8h30 às 12h)/Tarde (13h30 às 17h)
Público-Alvo: Responsáveis técnicos e legais e manipuladores de alimentos das ILPIs