MP do Ceará promove reuniões para discutir o monitoramento das ações dos Consórcios Públicos de Saúde no segundo semestre de 2025


O Ministério Público do Ceará, por meio dos Centros de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e do Patrimônio Público (CAODPP), promoveu, entre os dias 04 e 07 de agosto, reuniões virtuais com os Consórcios Públicos de Saúde do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e a Controladoria Geral da União para discutir o monitoramento das ações dos consórcios no segundo semestre de 2025. A ação reforça o compromisso do MP do Ceará com o fortalecimento da gestão pública da saúde e a garantia de serviços de qualidade à população cearense.

Os encontros foram conduzidos pela coordenadora do Caosaúde, promotora de Justiça Karine Leopércio, e pelo coordenador do CAODPP, promotor de Justiça Daniel Lira, e contaram com a participação dos membros que integram o Grupo de Trabalho dos Consórcios Públicos de Saúde do MP do Ceará. Compareceram às reuniões representantes dos consórcios de Sobral, Camocim, Acaraú, Tianguá, Crateús, Itapipoca, Crato, Barbalha, Icó, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Quixadá, Canindé, Baturité, Pacajus, Russas, Caucaia, Maracanaú, Limoeiro e Aracati.

Na ocasião, os consórcios se comprometeram a apresentar nas reuniões que ocorrerão em novembro deste ano as dificuldades e melhorias em cada um dos pontos apresentados pelo MPCE. Os encontros integram a segunda fase do Projeto de Regionalização do SUS, que visa promover a melhoria na gestão e eficiência dos Consórcios Públicos de Saúde, garantindo a transparência, reduzindo o absenteísmo, otimizando a gestão de pessoal e melhorando a qualidade dos serviços de saúde para a população.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br