MP do Ceará realiza pesquisa com passageiros no Aeroporto de Fortaleza para subsidiar debate nacional sobre transporte aéreo


O Ministério Público do Ceará, por meio da 132ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, realizou nessa quarta-feira (20/08) pesquisa presencial com, aproximadamente, 50 passageiros no Aeroporto de Fortaleza para coletar dados sobre a experiência dos consumidores com o transporte aéreo, especialmente em casos de extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos nos últimos dois anos, que causaram danos aos consumidores. A consulta, que integra ação coordenada da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), visa cobrar a atuação da Agência Nacional de Aviação (ANAC) junto às companhias aéreas diante desses casos.

O questionário foi aplicado de forma presencial para garantir maior confiabilidade às respostas e evitar viés na amostragem, considerando a diversidade de perfis dos consumidores que utilizam o transporte aéreo. A pesquisa seguiu parâmetros éticos e legais, com abordagem voluntária e individual, sem coleta de dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O material coletado será apresentado na 36ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), durante o XXIII Congresso do MPCON, em Porto Alegre, no dia 27 de agosto.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br