Operação do MP do Ceará desarticula núcleo de facção criminosa na capital comandado pela esposa de chefe preso - MPCE

Operação do MP do Ceará desarticula núcleo de facção criminosa na capital comandado pela esposa de chefe preso


O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e com apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil (DTO/PCCE), deflagrou, nesta terça-feira (23/09), a Operação “Extramuros” para desarticular núcleo de uma facção criminosa atuante no bairro Serrinha e proximidades, em Fortaleza. De acordo com as investigações, o grupo era liderado pela esposa de um detento que havia sido preso em 2023, apontado como um dos principais chefes do tráfico na capital cearense. Ela e outro investigado foram presos na ação. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências de investigados por suposto envolvimento com o crime organizado.

A mulher presa era chamada de “patroa” pelos membros da facção criminosa e ocupava o papel de chefe do grupo. O outro homem era um de seus principais comparsas, um ex-detento anteriormente condenado por tráfico de drogas, roubo e extorsão. Conforme a investigação, por meio dessa dupla, o chefe da facção criminosa conseguia exercer o comando “extramuros”, emitindo ordens de dentro do sistema penitenciário e contando ainda com a participação de outros investigados.

Também se apurou que a mulher, esposa do preso, seria a responsável – juntamente a outro investigado – pelo gerenciamento de casa de shows utilizada como reduto da organização criminosa, e que já havia sido interditada por ocasião da Operação Fim de Festa, deflagrada pelo Gaeco em fevereiro deste ano.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br