Após atuação do MP, Detran e Agência Reguladora do Ceará realizam campanhas educativas sobre gratuidade da pessoa idosa no transporte coletivo - MPCE

Após atuação do MP, Detran e Agência Reguladora do Ceará realizam campanhas educativas sobre gratuidade da pessoa idosa no transporte coletivo


Após atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa de Fortaleza, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizaram campanhas educativas, durante o mês de agosto, para reforçar junto aos idosos a gratuidade total e parcial em bilhetes de transporte coletivo. A orientação foi direcionada por meio de recomendação expedida pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara.

Expedida em 9 de junho de 2025, a Recomendação nº 0004/2025 foi motivada pelas dificuldades enfrentadas por pessoas idosas na compreensão das regras que diferenciam a gratuidade em viagens intermunicipais e interestaduais, agravadas pela ausência de uma norma estadual que regulamente o desconto parcial de 50% em trajetos realizados dentro do Ceará. Após a orientação do MP, o Detran promoveu ações informativas em terminais rodoviários durante o mês de agosto, com ampla divulgação em seus canais oficiais.

Já a Arce incorporou o tema à sua programação institucional, com atividades previstas para outubro e novembro, como o projeto “Arce na Área” e o “Fórum Regulação e Cidadania”. Para alinhar os esforços e discutir a política de gratuidade no transporte coletivo, o MP do Ceará agendou audiência pública para o dia 23 de outubro de 2025, às 14h, na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br