Após atuação do MP do Ceará, homem é preso em São Benedito suspeito de maus-tratos a 14 cães

Após atuação do MP do Ceará, homem é preso em São Benedito suspeito de maus-tratos a 14 cães

A atuação do Ministério Público do Ceará, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, resultou na prisão em flagrante, nessa terça-feira (26/05), de um homem suspeito de maltratar 14 cachorros dentro da própria residência, em São Benedito. O procedimento foi instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca a partir de uma denúncia anônima relatando que os animais eram mantidos em situação de extrema vulnerabilidade, sem alimentação adequada e cuidados básicos. Após a prisão em flagrante, uma organização não governamental ficou responsável pelos cães para que sejam encaminhados para adoção.

Segundo a Promotoria, a análise preliminar das informações e das imagens encaminhadas na denúncia anônima evidenciou que os cachorros estavam com magreza acentuada, sinais aparentes de desnutrição, e possivelmente sofriam maus-tratos. Diante da gravidade da situação e do risco iminente à integridade dos animais, o MP acionou as Polícias Militar e Civil para verificação in loco e adoção das medidas cabíveis, inclusive de flagrante delito. Ao chegar à residência, os agentes de segurança confirmaram a situação denunciada e o tutor foi preso em flagrante.

O Ministério Público também requisitou que a Prefeitura de São Benedito providencie avaliação veterinária, com os exames necessários e a elaboração de relatório técnico acerca das condições de saúde dos cachorros. O MP do Ceará segue acompanhando o caso e adotando as providências necessárias para garantir a responsabilização penal do suspeito, bem como assegurar a proteção dos animais, inclusive quanto à adequada destinação e atendimento. Interessados na adoção dos animais podem entrar em contato com a ONG através do telefone (88) 98146-6292.