PGJ cumpre agenda em Brasília com foco no combate às facções criminosas


17.08.2018-Ministerio-da-JustiçaO Procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Rios, cumpriu agenda em Brasília esta semana e participou de reuniões em que o assunto central era o combate às organizações criminosas, em especial as chamadas facções.

ENCCLA

Na última quarta-feira (15/08), o primeiro compromisso foi na reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), do Ministério da Justiça. Criada em 2003, a Enccla é a principal rede de articulação para o arranjo e discussões em conjunto com uma diversidade de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal e estadual e, em alguns casos, municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas, e para a formulação de políticas públicas voltadas ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Recentemente, a Enccla criou uma Ação Permanente de Combate às Facções Criminosas e convidou o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), do qual Plácido Rios é presidente, a tomar assento como entidade participante. Além do GNCOC, outros órgãos integram a Ação, como o Departamento Penitenciário Nacional, Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal, entre outros. O objetivo foi discutir métodos e estratégias de combate efetivo às facções criminosas no Brasil.

Centro de Inteligência do Exército

No dia seguinte (16/08), Plácido Rios cumpriu agenda no Centro de Inteligência do Exército, a convite do General de Divisão Ubiratan Poty, chefe da unidade. O objetivo da reunião foi discutir um programa de monitoramento e inteligência dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs). O Centro de Inteligência do Exército quer estreitar entendimentos com os GAECOs no sentido de melhor compreender e combater a grave questão das facções criminosas em nosso país.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br