MPCE participa de evento “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade”


11.12.18.Seminário.Acessibilidade.Cultura.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) e pelo Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nupid), participou na terça-feira (11/12) do Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade”, realizado no Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no Centro de Fortaleza. Participaram, do MPCE, os promotores de Justiça Hugo Porto e Eneas Romero.

O evento reuniu gestores culturais, produtores, criadores nas diversas linguagens, pessoas com deficiência, movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, com o objetivo de sensibilizá-los para o tema, ampliando as informações sobre como aplicar acessibilidade na prática do fazer cultural. A ação foi realizada em parceria com o Grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural da Secult, do Ministério Público e diversas instituições e movimentos, que atuam na defesa desses direitos. Gestores e coordenadores da Secult, além do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, estiveram presentes.

Durante a manhã, o público acompanhou a palestra “LBI e Acessibilidade”, ministrada por Hugo Porto que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadadania) do MPCE. Logo após, o tema debatido foi “Tecnologias Acessíveis e Inclusivas para as Artes”.

“Temos um trabalho pactuado com o Ministério Público, que busca garantir uma programação acessível pelo menos uma vez por mês nos equipamentos. O TJA e o Cineteatro São Luiz já fazem isso. A ideia é que se amplie. É um compromisso do plano de governo avançarmos sobre esse tema”, ressaltou a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará do Ceará, Suzete Nunes.
Durante o dia, também foram debatidos os seguintes temas: “Tecnologias Acessíveis e Inclusivas para as Artes” e “Tecnologia Social e Dimensões Artísticas”. A programação foi encerrada com uma roda de conversa com produtores culturais sobre práticas de acessibilidade nas artes.

*Com informações e fotos da Secult.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br