Ouvidoria Itinerante realiza atendimento nos terminais Siqueira e Conjunto Ceará


A Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (30/10), atendimento nos terminais de ônibus do Siqueira e do Conjunto Ceará. O serviço tem como objetivo promover uma interlocução entre o MPCE e os cidadãos, com o acolhimento de demandas da população. Participaram dos atendimentos a procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Vera Maria Fernandes Ferraz, a procuradora de Justiça e vice-ouvidora-geral, Loraine Jacob, os promotores de Justiça e assessores jurídicos da Ouvidoria Ana Cláudia de Morais e Luciano Tonet, além da servidora Andrea Barroso e do estagiário Samuel Cruz. 

Durante as visitas, além do atendimento à população, os membros do MPCE realizaram a distribuição de panfletos e materiais educativos com informações sobre a atuação da Ouvidoria e com orientações para a realização de denúncias, reclamações e elogios.  

Para a ouvidora-geral Vera Maria Ferraz, o serviço tem como objetivo aproximar o cidadão das atividades realizadas pelo órgão. “A ação tem o intuito de apresentar a existência da Ouvidoria e mostrar que, através desse órgão, o cidadão pode fazer reclamações, elogios e reclamações contra o não funcionamento do serviço público”, destaca. 

Até julho de 2019 a Ouvidoria Itinerante visitou todos os sete terminais de ônibus de Fortaleza. Conforme Vera Maria Ferraz, as ações realizadas nesta quarta-feira fazem parte do cronograma de revisita aos terminais de ônibus. “Hoje é o primeiro dia que realizamos a revisitação dos terminais. Nós observamos que é maior a atenção e a satisfação do cidadão, que pergunta e questiona. Essa revisita fortalece a credibilidade com o cidadão”, afirma. 

A vice-ouvidora-geral Loraine Jacob ressalta que as visitas incentivam a procura do serviço prestado pelo órgão. “É uma esfera muito grande de contato nos terminais e isso é muito importante porque a Ouvidoria não pode ficar só dentro da Procuradoria Geral de Justiça. A ouvidoria tem que buscar as comunidades e as pessoas que estão com problemas, porque, muitas vezes, elas não sabem para onde se dirigir”, salienta 

Conforme o promotor de Justiça Luciano Tonet, até o final do ano, todos os terminais devem ser revisitados para avaliação das ações e dos encaminhamentos realizados. “As visitas são um feedback das anteriores que nós fizemos, tanto para dar à população uma resposta do que já foi encaminhado, como para colher outras demandas e saber se houve mudança em alguns pontos”, frisa. 

Os cidadãos podem realizar denúncias através do site do MPCE, dos telefones (85) 3253-1553 e (85) 3452-1562 ou do e-mail ouvidoria@mpce.mp.br. 

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