Nuprom participará de audiência pública sobre campanha nacional de combate à violência doméstica


A promotora de Justiça Lucy Antonelli, coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) participará de uma audiência pública virtual da Assembleia Legislativa do Ceará (AL/CE) sobre a campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, que é organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, acontecerá na próxima quarta-feira (22/07), às 14h, e terá transmissão simultânea pela TV Assembleia (canal 31.1), rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e Portal da AL (www.al.ce.gov.br).

Além da promotora de Justiça, participam do debate o deputado Renato Roseno; a desembargadora Lígia Andrade; a juíza Rosa Mendonça; a conselheira do CNJ, Cristiana Ziouva; e Larissa Franco Assumpção Pereira, chefe de gabinete da Coordenadoria da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do CNJ, dentre outros.

Sobre a campanha

A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país. O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação.

O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país. Confira aqui a lista com as redes de farmácia que assinaram o termo de adesão à campanha.

As drogarias que aderem a campanha têm acesso a cartilha e tutorial para capacitação dos funcionários, que estarão aptos para acolher a vítima e se tornar um meio para o registro da denúncia. A campanha conta com diversos materiais digitais disponíveis para download em www.amb.com.br/sinalvermelho e todos podem ajudar a difundir a prática.

Com informações do CNJ e AL/CE.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br