Vacinação: População dos bairros Siqueira e Jardim Jatobá participa da Campanha Cadastro Solidário


A equipe da campanha Cadastro Solidário realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esteve, ao longo desta quarta-feira (14), cadastrando os moradores mais vulneráveis dos bairros Siqueira e Jardim Jatobá e vacinando as pessoas acima de 50 anos contra a Covid-19, com apoio da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. Desde o início da ação até hoje, foram registrados 558 atendimentos e 171 pessoas vacinadas, dos quais somente hoje foram realizados 181 atendimentos e 80 pessoas foram imunizadas. A campanha também contou com a parceria de um supermercado local, que cedeu parte do local de estacionamento para a acomodação dos veículos e das pessoas beneficiadas. Durante toda esta semana outros bairros da Capital também serão visitados. 

A dona de casa, Maria Leonide Chagas de Souza, de 52 anos, chegou por volta de 7h30, consciente da necessidade de se imunizar na esperança de poder retomar a normalidade em sua rotina. “Estou me sentindo bem, imunizada e daqui a 14 dias, também vou tomar a vacina da gripe. Estou feliz e quem não tomou, que venha tomar no bairro Jatobá, não tenha medo, não. O importante é a gente se livrar dessa doença. Eu recomendo que venha tomar a vacina para a gente poder seguir na nossa vida normal”, relatou. 

Salete Guedes do Nascimento, de 53 anos, afirmou que estava ansiosa para tomar a vacina após passar por tanto tempo de espera. Ela agradeceu a iniciativa do Ministério Público com o apoio dos demais órgãos parceiros. “Eu esperei tanto por esse momento, pela minha vez e, agora, estou me sentindo muito bem. Pedi muito a Deus e agradeço por este dia, em que vocês chegaram até aqui”, enfatizou. 

O pedreiro autônomo, Antônio José Daniel, de 59 anos, e pai de 14 filhos até conseguiu fazer o cadastro, mas se confundiu com a data do agendamento. “Eu tinha feito o cadastro, mas tinham me mandado para o Centro de Eventos. Quando fui olhar, eu tinha perdido a data, que era no dia 18 do mês passado. Fui, hoje, até o posto de saúde e me mandaram vir para cá, que é bem pertinho de onde eu moro. Agora, consegui, graças a Deus”, agradeceu. 

Liliane Vieira de Sousa, de 54 anos, também não conseguia finalizar o cadastro há dois meses. Agora, ela se mostrou aliviada para continuar cuidando da netinha, depois de tomar a vacina de dose única. “Agora foi bom, porque já estou mais descansada. Quando eu chegar em casa e o meu marido estiver bom, eu trago ele também. Já tinha passado da hora. Venha, corra atrás e consiga, porque a vacina é boa para a gente ter saúde. Achei essa ideia boa demais, ave Maria”, exclamou. 

Havia muitas dúvidas quanto à comprovação de endereço, uma vez que o local da ação era próximo ao limite entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú. As pessoas aproveitaram a ocasião para regularizar os cadastros, tirarem dúvidas e serem orientadas sobre como proceder para se vacinar em outra data. Lideranças comunitárias também ajudaram na divulgação e na animação da campanha. 

Desde o início da campanha, as pessoas são previamente informadas com o apoio de carros volantes sobre a importância de se vacinarem e local onde a equipe estará instalada para fazer o atendimento. Conforme o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotor de Justiça Eneas Romero, “a campanha não só beneficiou muitas pessoas que eram excluídas digitais e não conseguiam se cadastrar, como inclusive vacinou essas pessoas e deu mais visibilidade a esse público. Este é um momento que as instituições precisam estar todas juntas para garantir a vacinação de toda a população adulta no nosso estado para que a gente possa superar essa grave crise sanitária”, ponderou. 

A campanha Cadastro Solidário foi idealizada pelo MPCE, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), a Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. As ações acontecem das 8 às 16 horas. 

Confira a programação: 

Dia 15/07 (Quinta-feira):    

Centro de Inclusão Tecnológica e Social – Av. k, 330 1a etapa – bairro José Walter   

Dia 16/07 (Sexta-feira):    

Centro de Inclusão Tecnológica e Social – Av. k, 330 1a etapa – bairro José Walter   

Dia 24 e 26/07 – Maracanaú (divulgação do endereço em breve)   

Dia 27 e 28/07 – Caucaia (divulgação do endereço em breve)  

Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial

14.07.21 - Cadastro solidário Siqueira

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br