Setembro Amarelo: MPCE distribui flores na Praça do Ferreira em alusão ao encerramento do mês de prevenção ao suicídio


Como forma de sensibilizar a população de Fortaleza sobre a importância de valorizar a vida, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Vidas Preservadas, promoveu, na tarde desta terça-feira (28/09), uma iniciativa de distribuição de 200 rosas amarelas na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Além da entrega das flores, que encerrou a programação do Setembro Amarelo 2021, também foram entregues folders com informações sobre o Vidas Preservadas e contatos de instituições em que a população pode buscar ajuda.   

O coordenador do Vidas Preservadas e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MPCE, promotor de Justiça Hugo Porto, participou da entrega das flores nesta terça-feira juntamente com a assessora do Programa, Nimara Lourenço, com a promotora de Justiça Danielle Leal e com a pedagoga do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC), Rayssa Pinheiro. O membro do MPCE explica que a escolha da Praça do Ferreira para a realização da ação não foi ao acaso. “A Praça do Ferreira é talvez o local mais diversificado e representativo da cidade de Fortaleza, não só pela questão histórica, mas por contemplar todos os públicos”, destacou, reforçando o simbolismo que a rosa amarela traz para a luta pela prevenção do suicídio, especialmente em um ano tão desafiador por conta da pandemia. 

Hugo Porto ressalta que o suicídio, assim como a Praça do Ferreira, é um fenômeno “democrático”, já que pode acometer do idoso à pessoa jovem e do rico ao pobre. Diante disso, o coordenador do Vidas Preservadas pontua que a prevenção do suicídio deve ser algo discutido durante todo o ano e não somente no mês de setembro, quando há maior visibilidade para o tema. “Precisamos colocar isso cada vez mais na agenda do nosso dia a dia, seja como agente público, privado, dentro das nossas famílias, nas nossas reflexões. Saúde mental é um direito de todos”, complementou. 

A profissional autônoma Eliza Vidal recebeu com alegria a flor na tarde de hoje. Para ela, a rosa amarela “simboliza vida, esperança e renascimento”. Eliza ressaltou a importância de ações que buscam valorizar a vida, caso do Setembro Amarelo. “Perdi duas pessoas que eram bem próximas de mim e que tiraram a própria vida. Por isso considero iniciativas como essa [de conscientização e prevenção do suicídio] muito importantes”, disse. 

A vendedora Irisneide Rodrigues, que atualmente se encontra à procura de emprego, também foi uma das pessoas que recebeu a rosa. Ela fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo MPCE em prol da valorização da vida e da prevenção do suicídio. “A gente nunca sabe como as pessoas estão realmente se sentindo”, destacou, lembrando que mais iniciativas como o Vidas Preservadas devem se encorajadas. “Ações públicas como essa [entrega de flores] podem ajudar as pessoas a saírem de algum tipo de sofrimento”, afirma. 

Vidas Preservadas  

O Programa “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio” foi criado em 2018 pelo MPCE. O objetivo da iniciativa é promover, com o apoio indispensável dos parceiros, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense. No MPCE, a ação conta com o apoio dos Centros de Apoio Operacional, da Ouvidoria-Geral, da Secretaria-Geral, do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).  

Conheça mais sobre a iniciativa clicando AQUI.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br