MPCE cobra criação de Delegacia do Idoso e da Pessoa com Deficiência em Maracanaú


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), cobrou, em reunião, nesta quarta-feira (16), a criação de uma Delegacia de Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência no Município de Maracanaú. O encontro, realizado por meio de videoconferência, contou com a participação do delegado da Polícia Civil, Leonardo Barreto, que, na ocasião, representou a Segurança Pública do Estado.


Também participaram da reunião o promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania, Hugo Frota Magalhães Porto Neto; o promotor de Justiça, Horácio Augusto de Abreu Tranca; a analista ministerial do Caocidadania, Sabrina Costa de Moura; e o técnico ministerial do mesmo Centro de Apoio, Hargos José Moreira de Oliveira.  


O delegado Leonardo Barreto sugeriu criar efetivamente uma Delegacia de Pessoa Idosa em Maracanaú e, em caso de dificuldades econômicas, agregar essa atribuição de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência à Delegacia de Defesa da Mulher do Município ou de Pacatuba. Além disso, Leonardo Barreto se comprometeu em levar de imediato as ideias ao Delegado-Geral para se adiantar a questão do imóvel para a Delegacia da Mulher. O delegado também indicou a necessidade de o MPCE repassar informações sobre as providências necessárias para a adequação da delegacia.


O promotor de Justiça Horário Tranca comprometeu-se em encaminhar o expediente ao delegado. Já o promotor de Justiça Hugo Porto solicitou, posteriormente, que fosse estabelecido um prazo para entrega de um plano de ação para instalação e ampliação das atribuições da Delegacia da Mulher.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br