MPCE participa de lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro, participou, na manhã desta quinta-feira (10/03), do lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (Previo), iniciativa do Governo do Estado. O programa conta com investimento de 65 milhões de dólares, equivalente a R$ 325 milhões, e tem como objetivo qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos.  

O momento foi iniciado com uma fala do governador do Ceará, Camilo Santana, que relatou o processo de criação do programa e enfatizou que o Previo é fruto do Pacto do Ceará Pacífico, sendo o primeiro financiamento externo do Governo. Também representaram o MPCE na solenidade os promotores de Justiça Hugo Porto e Lucy Antoneli. Além disso, estavam presentes diversas lideranças cearenses, bem como os prefeitos dos 10 municípios mais populosos do Ceará, que foram contemplados com a ação do Programa. 

As cidades selecionadas foram Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu e Quixadá. A população desses municípios contabiliza 47,3% dos residentes. A ação, criada a partir do Pacto do Ceará Pacífico, pretende promover uma atuação que proteja os jovens residentes no estado que se encontram em situação vulnerável. 

No evento, foi destacado que o Ceará encerrou 2021 com 3.299 Crimes Violentos Letais e Intencionais, que são a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Segundo exposto no lançamento, esse número representa uma queda de 18% quando comparado com o quantitativo de 2020, quando foram registradas 4.039 mortes violentas. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br