Atuação do MP do Ceará garante manutenção da prisão de 236 envolvidos em tumultos após jogo do último domingo (08)  

Atuação do MP do Ceará garante manutenção da prisão de 236 envolvidos em tumultos após jogo do último domingo (08)  

A atuação do Ministério Público do Ceará resultou na manutenção da prisão de 236 pessoas envolvidas nos tumultos registrados no último domingo (08/02), após o jogo entre Ceará e Fortaleza. O resultado foi possível devido ao reforço da equipe de promotores de Justiça nas audiências de custódia, realizadas nesta segunda (09/02) e terça-feira (10/02). A medida foi adotada para absorver a alta demanda decorrente dos episódios de desordem e violência. O efetivo passou de quatro para 11 membros nas audiências de custódia.   

A ampliação da equipe foi determinada pelo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que acompanhou pessoalmente os trabalhos na Delegacia de Capturas (Decap) e no Fórum Clóvis Beviláqua. Dos 115 suspeitos apresentados na Decap, todos tiveram a prisão mantida. Já no fórum, dos 134 encaminhados, 121 permaneceram presos. No total, foram registradas 236 prisões e 15 medidas cautelares.  

O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e o Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp) já vinham atuando em parceria com as Polícias Civil e Militar nas últimas semanas, com foco na proteção da população e dos torcedores durante o primeiro Clássico-Rei do ano. A ação coordenada resultou na prisão de mais de 350 pessoas suspeitas de promover desordem e violência em bairros distantes da Arena Castelão, onde ocorreu o encontro das torcidas. 

Marta Bruno

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br