O Ministério Público do Ceará lançou neste domingo (07/02) a campanha “Respeito no Estádio: nesse jogo todo mundo ganha” durante a partida entre os times Ceará e Fortaleza, que marcou a reabertura da Arena Castelão, em Fortaleza, para os jogos deste ano. O procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, e membros do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) participaram da ação e também acompanharam a operação de segurança montada para o primeiro Clássico-Rei de 2026.
Faltando pouco para começar o jogo, o telão do estádio exibiu para os torcedores do Ceará e Fortaleza, o tema e o slogan da campanha. Para o procurador-geral de Justiça, a iniciativa do Nudetor reforça o compromisso do MP com a promoção da paz nos estádios. “A campanha ressalta o papel do Ministério Público sempre na busca pela proteção do cidadão. A ação tem como foco garantir que o momento da partida seja um local seguro e de paz para quem frequenta os estádios cearenses”, completou.
O coordenador do Nudetor, promotor de Justiça Déric Funck, destacou que a campanha representa um olhar muito preciso do Ministério Público do Ceará. “Simboliza muito para a sociedade cearense. A ação é permanente e reforça que os estádios são lugares para as famílias frequentarem, além de ressaltar a necessidade de que o respeito seja prioridade entre as torcidas”, pontuou.

O coordenador auxiliar do Nudetor, promotor de Justiça Wander Timbó, ressaltou que “nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada na Arena Castelão ontem, demonstrando que a ação integrada entre o Ministério Público e as forças de segurança surtiu efeito, prevalecendo a paz dentro do estádio”.
A torcedora do Fortaleza, Rosirene Monteiro, enfatiza que o respeito entre as torcidas favorece a presença das famílias nos estádios. “O respeito deve ser sempre prioridade para que pais, mães e filhos sintam a segurança de irem aos jogos e assim tenham o prazer de frequentar as praças esportivas”, frisou. Pensamento compartilhado com o torcedor do Ceará, José Nunes, que acrescenta que é importante que haja harmonia entre as torcidas. “Só assim a festa fica ainda mais bonita e o estádio lotado em ambos os lados. Quando a celebração é coletiva todos ganham”, concluiu.
Esquema de segurança

Antes do início da partida, o pgj Herbet Santos esteve com os policiais militares do Batalhão de Choque no controle de acesso dos torcedores ao estádio e com o pelotão da Cavalaria, uma unidade especializada da PM responsável pelo policiamento montado e que atua para garantir a ordem pública em grandes eventos. Em seguida, o pgj conferiu o Centro de Controle Operacional (CCO) que conta com 414 câmeras de monitoramento, transmitindo em tempo real as imagens da parte interna e externa da Arena Castelão.
Também estiveram presentes na Arena Castelão, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Diassis Leitão; e os promotores de Justiça Renato Melo, coordenador do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp); e Vicente Martins, que integra o Nudetor.