MP do Ceará cobra da Prefeitura de Juazeiro do Norte medidas para minimizar alagamentos na região da Lagoa do Apuc após chuvas

MP do Ceará cobra da Prefeitura de Juazeiro do Norte medidas para minimizar alagamentos na região da Lagoa do Apuc após chuvas

O Ministério Público do Estado do Ceará cobrou, nesta quinta-feira (23/01), medidas da Prefeitura de Juazeiro do Norte para minimizar os efeitos das fortes chuvas, registradas na última terça-feira (21/01), no entorno da Lagoa do Apuc, localizada no bairro Lagoa Seca. A região registrou problemas de alagamentos e dificuldades na mobilidade urbana.

Nos ofícios enviados ao prefeito e ao secretário municipal de Infraestrutura, a 7ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte requereu informações, no prazo de dez dias, sobre a existência de licitação para providenciar obras de drenagem na região, considerando ser responsabilidade municipal. O MP também questiona qual é a previsão de início dessas obras e quais são as outras medidas que estão sendo adotadas a curto, médio e longo prazo pela Prefeitura para solucionar ou minimizar a problemática.

Em maio de 2024, a promotoria já havia instaurado procedimento para apurar suposta poluição ambiental da Lagoa da Apuc, com base em vistoria da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). O relatório da Autarquia constatou a ausência de saneamento básico e o descarte irregular de resíduos na Lagoa. O MP do Ceará oficiou a empresa Ambiental Ceará sobre o primeiro problema, obtendo em resposta que o esgotamento sanitário em vias públicas do bairro Lagoa Seca está previsto para ser executado em 2027, por meio de parceria público-privada celebrada pela empresa com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

No relatório enviado ao MP do Ceará, a Amaju destacou também que a Lagoa da Apuc consiste em ponto de acúmulo de águas pluviais de vários bairros. No documento, a autarquia explicou que, quando chove, parte dos resíduos sólidos descartados de forma irregular em vias públicas e terrenos baldios em Juazeiro do Norte, vai para a Lagoa da Apuc, ocasionando poluição. Além disso, sedimentos arrastados pela chuva, como areia, também se acumulam no fundo da lagoa, isto é, ocorre assoreamento, o que pode potencializar alagamentos.

Lívia Priscilla

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br