Faça Aqui a sua busca

MP do Ceará lança exposição “Na morada: afetos e memórias no Minimuseu Firmeza” com obras de diferentes gerações de artistas cearenses

O Ministério Público do Ceará irá lançar na próxima segunda-feira (12/01) a exposição “Na morada: afetos e memórias no Minimuseu Firmeza”, no Espaço Cultural da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. A mostra apresentará parte de um dos mais importantes acervos de artes plásticas do Ceará, capitaneado pelo casal Nice e Nilo Firmeza (Estrigas). As obras reúnem técnicas, linguagens e poéticas de diferentes gerações de artistas cearenses, entre pinturas, desenhos e esculturas, além de livros, catálogos e documentos.

A exposição reúne obras do Estrigas nunca expostas fora do Minimuseu, ampliando o olhar sobre sua trajetória e sua contribuição para as artes plásticas no Ceará. Além dessas peças, o público poderá conferir trabalhos de artistas que marcaram época na cena cultural cearense, como Nice Firmeza, Luís Sá, Emília Porto, Regina Célia e Vando Figueiredo.

A iniciativa é do Departamento de Memória Institucional da Secretaria de Comunicação do MP do Ceará em parceria com o Minimuseu Firmeza, e estará aberta ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados em agendar visitas em grupo podem fazer a solicitação através do e-mail memorial@mpce.mp.br ou do telefone (85) 3452-3731.

Minimuseu Firmeza

Como um portal para outro tempo, a casa onde viveram os artistas Nice e Nilo Firmeza (Estrigas) guarda uma parte fundamental da história da arte cearense. Fundado em 1969, o acervo começou a ser formado ainda na década de 1940, a partir da atuação do casal na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), grupo responsável por importantes transformações estéticas nas artes locais.

Localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza, o Minimuseu Firmeza tornou-se um espaço de fruição artística, pesquisa e convivência, recebendo ao longo de décadas artistas, pesquisadores, estudantes e visitantes interessados na memória e na produção cultural cearense.

SERVIÇO:
Exposição “Na morada: afetos e memórias no Minimuseu Firmeza”
Abertura da Exposição
: 12 de janeiro de 2026
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Espaço Cultural do MPCE (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Contatos para agendamento: memorial@mpce.mp.br e (85) 3452-3731
Aberta ao público

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br